terça-feira, 26 de maio de 2009

Sociedade

Santa Casa da Misericórdia de Fátima cria sistema para apoiar idosos à distância

A Santa Casa da Misericórdia Fátima está a criar um sistema de serviço tele-assistência para apoiar os idosos do concelho em situação que se encontram num sistema de isolamento, declarou a provedora daquela instituição.
Fernanda Rosa, disse que o projecto consiste na utilização de uma pulseira colocada no pulso do idoso, ou de um colar no pescoço, munidos com um botão, enquanto na casa do utente é instalado um equipamento com intercomunicador ligado a uma linha telefónica fixa.
Ao ser pressionado o botão, a ligação é estabelecida a uma central de assistência da empresa Helpphone, que faz parte na parceira do projecto, o qual os operadores afectos a esta central fazem uma primeira triagem da situação. Analisado o problema, o passo seguinte, passa por uma ligação aos bombeiros, forças de segurança, técnicos da Santa Casa da Misericórdia, familiares ou mesmo vizinhos.
O projecto está numa fase experimental, contemplando presentemente cinco idosos residentes na freguesia de Fátima, mas, até ao final deste ano, aquela instituição quer alargar o serviço até mais uma vintena de pessoas.
A provedora afirmou ainda, que a instituição, tem capacidade de resposta para chegar a todo o concelho, adiantando que o serviço tem um custo mensal de 15 euros. Mas, "ninguém deixa de o ter se não puder pagar”, afiançou.
Nas parceiras há outras entidades, tais como a Junta de Freguesia de Fátima e a Câmara Municipal de Ourém.
-----------------------------------------