sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sociedade

Mais de duas centenas e meia de militares da GNR vão reforçar a segurança na Cova da Iria

Está programado para que duzentos e setenta militares da GNR garantam a segurança da peregrinação dos próximos dias 12 e 13 no Santuário da Cova da Iria, divulgou hoje o comandante territorial de Santarém, tenente-coronel Vítor Lucas em conferência de imprensa. Vítor Lucas destacou que a GNR decidiu um reforço de militares desde o dia 03, situação que se vai prolongar até dia 17.
Esta decisão prende-se com o facto de no passado domingo terem estado cerca de centena e meia de pessoas em Fátima, prevendo-se uma grande afluência de peregrinos também para este fim-de-semana e nos dias 16 e 17, realçou aquele comandante.
O militar admitiu ainda que a presença dos fiéis vai ser repartida por este período, acrescentando que vai haver quatro zonas particulares em que vai existir segurança permanente da força de segurança durante o período da peregrinação.
As zonas programadas da segurança permanente são além do Santuário e das suas imediações, as duas rotundas de Fátima e nos Valinhos, além de outras vias da cidade.
O comandante territorial advertiu para a possibilidade de haver “constrangimentos no trânsito”, sobretudo nas horas que antecedem a procissão das velas, terça-feira, e após a celebração eucarística de quarta-feira.
O responsável militar avisou ainda que “É provável que os automobilistas tenham de circular num único sentido”, solicitando que haja obediência às ordens dos agentes da autoridade.
Do efectivo de segurança que vai permanecer na cidade de Fátima, o responsável sublinhou que vão estar presentes elementos afectos à investigação criminal, trânsito, inactivação de explosivos, manutenção da ordem pública, operações especiais, Serviço da Protecção da Natureza, cinotecnia, transmissões, Unidade Nacional de Trânsito e “Turist Suport Patrol” (elementos militares que falam vários idiomas).
A patrulhar estarão militares a transitar em moto, bicicleta e cavalo, estando ainda disponível um helicóptero.
O responsável militares aconselha os peregrinos, que se deslocam a pé, ou que viajam de carro ou autocarro que planeiem a viagem, apelando para não caminharem sozinhos nem o fazerem nos itinerários principais. Aos condutores passam por chegarem ao Santuário o mais cedo possível, utilizar outras vias que não apenas a auto-estrada, e fixarem bem o local onde estacionam a viatura.
----------------------------------------