quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sociedade

Milhares de Caçadores no próximo fim-de-semana em Santarém

O 17º Encontro Nacional de Caçadores, organizado pela Fencaça, vai realizar-se no próximo fim-de-semana (sexta-feira a domingo) em Santarém integrado na Expocaça. Esperam-se cerca de 30.000 caçadores de todo o país durante aquele período na capital ribatejana
O Presidente da Federação Nacional das Associações de Caçadores (Fencaça) – Jacinto Amaro, proferiu que o encontro terá como tema forte a reivindicação da criação de um serviço específico para a caça e a pesca dentro do Ministério da Agricultura.
Os caçadores declaram que, mais dinheiro dão à Autoridade Florestal Nacional, mas são tratados como "parentes pobres", assegurando que este não é o interlocutor de que precisam para resolver os seus problemas.
Jacinto Amaro, afirmou ainda que "Não vale a pena o Governo estar a legislar bem e depois haver uma instituição a emperrar" os processos, considerando inaceitável que "um simples processo de renovação de uma zona de caça, que é 'chapa 5', demore um ano", acrescentou.
"Aqui não há Simplex, mas sim Complex", afirmou apelando à criação de uma estrutura "simples" formada "por gente com sensibilidade para as questões da caça e que seja um interlocutor para resolver os problemas". Jacinto Amaro declarou ainda que há outra questão em cima (Lei das Armas), apesar ter sido "melhorado alguma coisa graças aos esforços do secretário de Estado Ascenso Simões e do deputado Manuel Alegre", continua a "misturar pessoas de bem com criminosos", acrescentou aquele dirigente.
Segundo dados da Fencaça, em Portugal existem 160.000 a 170.000 caçadores com licença. Segundo aquela organização, o sector da caça vale em Portugal 100 milhões de euros e representa 13.000 postos de trabalho directos e indirectos.
----------------------------------------------