sábado, 9 de maio de 2009

Cultura



Imagem:A.Anacleto
---------------------------------------
Alcanena já tem Museu da Boneca

Integrado nas Comemorações do 95º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena e após três adiamentos, foi esta tarde inaugurado o “Museu da Boneca” em Alcanena.
A inauguração contou com a presença da proprietária do espólio – Rosa Vieira, do Governador Civil de Santarém, Presidente da Câmara de Alcanena, Vereadores Municipais, outros autarcas, vários convidados e população em geral.
O espaço museológico, está inserido em instalações de uma antiga Escola Primária da sede do concelho de Alcanena, tendo sido remodelado especificamente para o efeito. O edifício está reconstruído com primor, mantendo-se a traça estética do exterior.
A recepção, foi feita pelo coro infantil “Dó-Ré-Mi”, o qual encantou convidados e população visitante, com a interpretação de temas musicais infantis.
Discursaram na cerimónia, o Presidente da Autarquia de Alcanena, Luís Azevedo, o Governador Civil, Paulo Fonseca e Rosa Vieira, autora do espólio museológico.
O espaço conta com cerca de um milhar de bonecas expostas, as quais foram reconstruídas inteiramente pelas mãos e imaginação de Rosa Vieira. Existem mais quatro milhares de exemplares, que se encontram em fase de reconstrução, contando o espólio na totalidade, com cinco mil bonecas.
Anexo ao espaço de exposição, existe um atelier de reconstrução das bonecas, o qual poderá ser também visitado.

A autora do espólio museológico:

Rosa Vieira, nasceu em 1956 na freguesia de Vila Moreira, concelho de Alcanena. Cedo, começou a adorar bonecas, tendo recebido a primeira, no Natal do ano do seu sétimo aniversário (1963). Mas foi ao atingir a adolescência, que começou a adquirir bonecas que considerava maravilhosas. Foram dos poucos bens que trouxe quando regressou de terras de Vera Cruz em 1978. Foi já no século XXI, (2004), que se assumiu como coleccionadora. A partir daí, entregou-se à manutenção e recuperação do espólio que já possuía. Uma parte do espólio foi adquirido ao longo dos tempos pela proprietária em leiloeiros e antiquários, mas também amigos, familiares e fábricas, começaram a notar a paixão de Rosa Vieira por esta arte, começando a doar à autora muitos exemplares, muitos deles em mau estado de conservação, o qual a coleccionadora ia reconstruindo com carinho e paixão.
A exposição permanente, agrega modelos variados de bonecas trabalhadas em cerâmica. A fragilidade de alguns materiais e a confecção do vestuário, tornaram estes exemplares peças de alta beleza decorativa.
No museu, deslumbramo-nos com vários tamanhos de bonecas, desde miniaturas até a exemplares de maior dimensão. O semblante de bebé e de menina, é uma constante, quando entramos no espaço e olhamos as salas em diferentes ângulos.
Para além da área de exposição, existe um espaço, no qual, através de materiais didácticos alusivos à colecção, incentiva a uma explicação e absorção de noções de património material e imaterial.
Também no espaço do “Hospital das Bonecas”, espaço interactivo, poder-se-á assistir ao arranjo de brinquedos, efectuados pela proprietária da colecção, com o objectivo de comunicar aos visitantes a importância de cuidar do património.

--------------------------------