quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Saúde

Benavente: População do concelho pode usufruir de consultas de dermatologia e tratamentos de fisioterapia na Santa Casa da Misericórdia
A população do concelho de Benavente vai poder usufruir de consultas de dermatologia e tratamentos de fisioterapia na Santa Casa da Misericórdia local, afirmou hoje à Lusa o provedor da instituição.
“Ficou acordado com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) que iriam permitir que os médicos pudessem referenciar os utentes de Benavente nas áreas da dermatologia e fisioterapia”, explicou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Benavente (SCMB), Norte Jacinto.
Os utentes estavam impedidos, desde o dia 01 de Julho, de usufruir das comparticipações do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no recurso às consultas da especialidade, exames e tratamentos na Misericórdia, apesar do acordo assinado em Março entre a instituição e a ARS-LVT.
O problema motivou uma reunião entre a Santa Casa e a ARS, na qual esteve em cima da mesa os incómodos causados por um procedimento administrativo que obrigava os médicos a encaminharem os utentes do concelho de Benavente para o hospital de Vila Franca de Xira ou para hospitais de Lisboa quando necessitavam de consultas de especialidade, exames ou tratamentos, ao contrário dos utentes dos concelhos vizinhos.
“Estamos a aguardar que a situação seja desbloqueada ainda durante esta semana”, adiantou o provedor.
Sublinhando a importância do regresso das consultas de dermatologia e dos tratamentos de fisioterapia, o responsável assegurou, no entanto, que a Misericórdia “não vai parar” até conseguir o regresso de todas as especialidades acordadas em protocolo.
“Não se faz um protocolo para se pôr na gaveta”, por isso, “vamos continuar a pugnar pelo seu cumprimento”, disse.
Uma opinião partilhada pela comissão de utentes de Benavente que está a promover um abaixo-assinado para entregar ao presidente da ARS-LVT a exigir o acesso a todas as consultas de especialidade na Misericórdia.
----------------------------------------------------------------------------------