segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cultura

Santarém congratula jornalista Manuela de Azevedo
A Câmara Municipal de Santarém congratula a ilustre jornalista Manuela de Azevedo pelo 100º aniversário, que comemora no próximo dia 31.
A comemoração do centenário de Manuela Ferreira de Azevedo é celebrada com a Exposição da colecção de Arte contemporânea de Manuela de Azevedo, que está patente no Auditório Virgílio Arruda na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire.
A exposição temporária anual, que tem bimensalmente em destaque uma das suas obras, reúne parte do espólio doado à Câmara de Santarém, no final dos anos 80, e contempla espólio bibliográfico e artístico: pintura, gravura e cerâmica, de arte contemporânea, de reconhecidos artistas nacionais e internacionais.
Manuela Azevedo decidiu doar parte do seu espólio a Santarém pelo “que a ligava a Camões”, para além da amizade que nutria por Fausto Sacramento Marques, governador civil em Santarém de 1974-1980 e que demonstrou interesse em receber o espólio. A Câmara de Santarém decidiu expor parte desse espólio no Auditório Virgílio Arruda, na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire, de modo a poder ser visitada.
Manuela Azevedo, a primeira mulher, em Portugal, a receber a carteira profissional de jornalista, também professora, crítica de arte e escritora, completa 100 anos de uma vida dedicada à causa pública.
Foi professora, crítica de arte, escreveu e publicou dezenas de livros de poesia, contos, novelas, ensaios, biografias, crónicas, romance e peças de teatro.
O interesse de Manuela de Azevedo pelo jornalismo surgiu com a leitura do jornal “O Século”, do qual o pai era correspondente em Mangualde.
Em 1935 lançou o livro de poemas “Claridade”, com prefácio de Aquilino Ribeiro, e entrou pouco depois para o mundo do jornalismo, no Jornal “República”. Esteve vários anos no “Diário de Lisboa”, onde assinou dezenas de reportagens, e terminou a sua carreira profissional no “Diário de Notícias”, destacando-se na reportagem e na crítica teatral.
Para além do trabalho como jornalista, Manuela de Azevedo publicou livros de poesia, contos, novelas, ensaio, biografias, crónicas, romance e teatro.
Durante as últimas décadas fundou e dirigiu a Casa-Memória de Camões, em Constância.
--------------------------------------------------------------------------------------------