sábado, 13 de agosto de 2011

Instituições Sociais

Atalaia no concelho de Vila Nova da Barquinha tem nova Creche e Centro de Dia
Trinta anos depois de pensada a obra, a nova creche e centro de dia de Atalaia, em Barquinha, vai entrar em funcionamento, anunciaram os responsáveis do Centro Social Paroquial local.
Com um investimento de 700 mil euros, comparticipado pelo programa governamental PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), o novo centro de dia, creche e serviço de apoio domiciliário vai criar 18 postos de trabalho e servir cerca cinco dezenas de idosos e mais de trinta crianças.
Em declarações à agência Lusa, o padre José Manuel Laranjeira afirmou sentir “orgulho de ser padre numa terra de gente tão teimosa”, lembrando as três décadas de trabalho e angariação de fundos e boas vontades para a concretização daquele equipamento.
“O meu orgulho é hoje uma honra, porque a teimosia deste povo tornou-se persistência”, afirmou, lembrando que o equipamento vai ser alvo de uma bênção este domingo, por ocasião das festas populares da freguesia.
“A ideia decorreu das necessidades sentidas nos anos oitenta e o pároco meu antecessor e a comissão paroquial de então procurou dar-lhe corpo”, lembrou, tendo acrescentado que o que se conseguiu foi um terreno e um anteprojecto.
“Não tendo sido possível reunir os apoios necessários a ideia ficou na gaveta”, continuou, observando que, no entanto, o seu antecessor “conseguiu o mais difícil: que a ideia entranhasse, tornando-se um sonho colectivo.
“E os sonhos colectivos não morrem”, vincou.
A entrada em funcionamento daquelas três valências está agendada para o início de Setembro, a inauguração oficial fica para “quando for possível”.
A creche terá capacidade para 33 crianças entre os 3 meses e os 3 anos de idade, ao passo que o centro de dia ficará apto para acolher 25 utentes e prestar apoio domiciliário a cerca de 20 idosos.
Fernando Freire, vereador com o pelouro da acção social, manifestou à Lusa a sua “alegria e satisfação” pela concretização de uma antiga aspiração da comunidade de Atalaia, tendo acrescentado que o progresso de um município “mede-se, em boa medida, pela criação de um sólida rede social para todos, com capacidade de encontrar respostas às necessidades humanas em todas as idades, desde as crianças aos idosos, e em especial às famílias mais carenciadas”.
Segundo adiantou, em breve irá nascer também em Vila Nova da Barquinha um lar residencial e residências autónomas direccionadas especialmente para o deficiente adulto, um investimento que tem financiamento “assegurado”.
@Lusa
--------------------------------------------------------------------------------------------