terça-feira, 2 de agosto de 2011

Saúde

População de Benavente reúne-se esta noite para contestar o impedimento de recorrer a consultas de especialidade na Santa Casa da Misericórdia
A população de Benavente reúne-se hoje para contestar o impedimento de recorrer às consultas de especialidade e tratamentos na Santa Casa da Misericórdia, quando utentes de concelhos vizinhos continuam a beneficiar das comparticipações do Serviço Nacional de Saúde.
Domingos David, da Comissão de Utentes da Saúde de Benavente, disse à agência Lusa esperar uma forte participação das populações na reunião desta noite, porque existe “um sentimento de revolta e de injustiça muito grande”.
Segundo o representante, apesar de o protocolo entre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a Misericórdia de Benavente ter sido renovado em Março último, desde o passado dia 01 de Julho (data em que cessou o protocolo anterior) que os utentes são encaminhados pelos médicos de família para tratamentos, exames ou consultas de especialidade para Vila Franca de Xira ou Lisboa.
“É uma autêntica aberração. Os que ao longo de gerações construíram com dádivas e esforço [o hospital da Misericórdia] são agora impedidos de beneficiar desta obra, mas os dos outros concelhos dos agrupamentos de centros de saúde da Lezíria e do Ribatejo podem”, afirmou.
Segundo Domingos David, a Misericórdia de Benavente contestou formalmente o incumprimento do protocolo no passado dia 08 de Julho e a comissão de utentes enviou um ofício ao presidente da Administração da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), sem que tenha havido qualquer resposta.
“Não vamos parar até que a situação se resolva”, disse, considerando inadmissível que as pessoas, já com pouca capacidade económica, tenham que ter gastos suplementares com deslocações, ou deixem mesmo de fazer as consultas ou os tratamentos, quando o concelho tem um serviço “que satisfaz, com a qualidade que é requerida”.
A comissão de utentes reuniu-se com os grupos parlamentares do CDS-PP, BE e PCP, tendo uma audiência marcada com o PSD na próxima quinta-feira.
“Alguém com bom senso que ponha travão a isto”, pediu o representante.
-----------------------------------------------------------------------------