segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cultura

Câmara de Santarém promove visitas à Casa-Museu da Fundação Passos Canavarro
A Divisão de Acção Social e Saúde da Câmara de Santarém está a promover visitas guiadas à Casa-Museu da Fundação Passos Canavarro.
Estas visitas têm como destinatários os idosos residentes no Concelho, com o objectivo de ocupar os seus tempos livres, ao mesmo tempo que se promove o Património Cultural.
A DASS desenvolve estas iniciativas, inseridas no Plano Gerontológico Municipal, durante os meses de Agosto, Setembro e Outubro.
Todos os anos são promovidas visitas a um espaço cultural, sendo que este ano convida os idosos a visitar a Casa-Museu, permitindo-lhes “ver o Tejo como Garrett o viu!”
Ao todo vão realizar-se 12 visitas, sendo o transporte disponibilizado pela Câmara de Santarém.
Os interessados devem informar-se e inscrever na Junta de Freguesia da sua área de residência.
A Casa-Museu Fundação Passos Canavarro tem uma localização ímpar. Sedeada na Casa adquirida, em 1841, por Passos Manuel e Gervásia de Sousa Falcão e imortalizada por Almeida Garrett nas “Viagens na Minha Terra” situa-se onde, nas origens da nacionalidade, conforme confrontações históricas, se situava o Paço de D. Afonso Henriques.
Neste propósito escreveu Garrett: “Notável combinação do acaso! Que o ilustre e venerando chefe do partido progressista em Portugal, que o homem de mais sinceras convicções democráticas, e que mais sinceramente as combina com o respeito e adesão às formas monárquicas, esse homem, vindo do Minho, do berço da dinastia e da Nação, viesse fixar aqui a sua residência no alcáçar do nosso primeiro rei, conquistado pela sua espada num dos feitos mais insignes daquela era de prodígios!” (in “Viagens na Minha Terra”, Cap. XXVIII”).
Em 1937, nasceu na Casa-Museu da Fundação Passos Canavarro, no quarto onde pernoitou Garrett, Pedro Canavarro - fundador e doador da Colecção que constitui o espólio desta Casa-Museu.
Em 2010, após uma primeira década de afirmação regional e nacional, iniciou as obras de restauro e reabilitação da sua Sede, situada na Alcáçova de Santarém, e na sua adaptação a Casa-Museu.
-------------------------------------------------------------------------------------------------