quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Autarquias

Câmara de Ourém pede indemnização a empresas por erros no projecto do novo edifício dos Paços do Concelho
A Câmara Municipal de Ourém pediu uma indemnização de 211 mil euros a duas empresas por erros e omissões relativas ao projeto do novo edifício dos Paços do Concelho, disse hoje o presidente da autarquia, Paulo Fonseca (PS).
A acção da autarquia foi interposta no Tribunal Administrativo de Leiria e visa a empresa projectista e a consultora responsável pela análise e saneamento do projecto.
“Em causa está a realização de trabalhos a mais, com os quais a Câmara foi confrontada, numa obra cujo prazo de conclusão foi também ultrapassado”, esclareceu o autarca à agência Lusa, acrescentando que a acção foi interposta em Maio deste ano.
O edifício dos Paços de Concelho foi adjudicado em 2006 pelo executivo liderado por David Catarino (PSD) e inaugurado três anos depois pelo Presidente da República, Cavaco Silva, em Junho de 2009.
O custo da obra atingiu os 7,5 milhões de euros, tendo-se registado uma derrapagem na ordem dos 1,5 milhões de euros, segundo o presidente da Câmara de Ourém.
Duas semanas antes da inauguração, há dois anos, a autarquia admitia que o acréscimo de valor se devia a “erros e omissões, nomeadamente trabalhos de contenção periférica”.
“Sobre derrapagens, posso falar, por exemplo, no atraso da obra, que nos custou 600 mil euros, do redimensionamento dos pilares e fundações, mais 153 mil euros, e do piso -2, que nem estava contabilizado”, elencou hoje o autarca. Ao todo, acrescentou, “a derrapagem foi de 1,5 milhões de euros”.
O problema, disse, “é que a maior parte das obras foi aprovada pela anterior Câmara e os 211 mil euros é a parte que não está aprovada” e a única à qual a autarquia se pode cingir no pedido de indemnização.
Em Novembro de 2010, Paulo Fonseca disse à Lusa que os actuais Paços do Concelho não eram funcionais, anunciando a decisão de recuperar os antigos, num investimento orçado em 880 mil euros.
@Lusa
--------------------------------------------------------------------------