sábado, 20 de agosto de 2011

Cultura

Alpiarça: Aldeia avieira do Patacão acolhe II Festival após acção de limpeza
Três mil pessoas são esperadas para o II Festival do Patacão, aldeia avieira desabitada há vários anos e que hoje foi alvo de uma ação de limpeza e reabilitação por um grupo de cidadãos.
A decorrer entre os dias 26 e 28 de agosto, o II Festival do Patacão é organizado pela Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA), entidade que organizou pelo terceiro sábado consecutivo operações de limpeza naquela aldeia avieira candidata a património nacional.
Em declarações à agência Lusa, João Serrano, presidente da AIDIA, membro do consórcio dos avieiros, disse que na campanha participaram cerca de 30 pessoas, munidos de máquinas e ferramentas e imbuídos do espírito de valorização do projeto de defesa da cultura avieira.
“Promover a limpeza da aldeia avieira do Patacão, da sua praia fluvial, areal e envolvência natural é um orgulho para nós uma vez que estamos assim a valorizar o nosso património cultural e a valorizar a candidatura da cultura avieira a património nacional e da UNESCO”, observou.
“A aldeia está desabitada há 25 anos mas as casas permanecem habitáveis, tirando as silvas e as ervas. No Patacão parece que o tempo parou”, referiu João Serrano, acrescentando que o projecto de recuperação visa a reabilitação da aldeia para a incluir nos roteiros do turismo cultural português.
O II Festival do Patacão, “Patacão Summer Party”, no dizer do dirigente associativo, vai decorrer no interior das casas desabitadas e estender-se-á pelo areal da praia fluvial, à luz de velas, fogueiras e archotes.
“No Patacão não existe electricidade pelo que recorreremos a um gerador”, afirmou o responsável, tendo assegurado que o “ponto forte da festa” é a iluminação a gerador.
“Em cada árvore vamos ter luz indirecta com recurso a projectores que também vão estar direcionados para o areal. Na praia, as fogueiras e as tendas junto às marachas, com choupos, salgueiros e freixos, proporcionam uma ambiência mística e única”, relevou.
Para os três dias em que a aldeia do Patacão recupera a sua vida, a organização preparou noites românticas com destaque para as baladas e para a música de dança, tendo convidado para o efeito vários artistas amadores da região.
Actividades de lazer e de contacto com a natureza, insufláveis e jogos de paint ball estão também incluídos no Festival do Patacão, evento que tem entradas livres.
------------------------------------------------------------------------------