sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Autarquias

Câmara de Tomar aprova novo tarifário para serviços prestados pela Protecção Civil Municipal
A Câmara de Tomar aprovou um novo tarifário para os serviços prestados pela Protecção Civil Municipal e espera com esta medida arrecadar anualmente mais 50 mil euros de receita, disse hoje à Lusa o vereador Luís Ferreira.
Os novos preços aprovados na quinta-feira entram em vigor a partir de 15 de Setembro e pretendem reduzir o deficit anual de 800 mil euros naquela área, o valor apurado em 2010, adiantou o responsável pelo pelouro da Protecção Civil Municipal.
Os serviços de ambulância vão registar um aumento médio de 25 por cento, correspondente à taxa de inflação que se verificou na última década, mas cuja actualização nunca foi reflectida nos preços.
“A partir de 15 de Setembro vai ser feita uma uniformização e as pessoas que pagavam mais por viverem a cinco quilómetros do quartel dos bombeiros vão passar a pagar o mesmo que todos”, destaca Luís Ferreira, o vereador que apresentou a proposta.
“Até hoje, apenas os serviços de ambulância eram cobrados, todos os outros eram gratuitos”, sublinha, por seu turno, o presidente da Câmara de Tomar, Corvelo de Sousa, referindo-se a um tarifário que inclui valores para serviços de transporte de água, de reboque, corte de árvores e lavagem de pavimentos, por exemplo.
No entanto, o autarca entende que apesar da receita estimada em 50 mil euros anuais “não terá grande impacto nas contas da autarquia”, preferindo sublinhar “o esforço em dar alguma ordem a algo que funcionava de forma menos clara”.
As famílias carenciadas estarão isentas de pagamento e os titulares do rendimento social de inserção vão beneficiar de um desconto de 20 por cento, assim como todos os sócios da Liga de Amigos dos Bombeiros de Tomar.
Associações e outras instituições vão passar a pagar metade do valor inscrito no tarifário.
------------------------------------------------------------------------------------