sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ambiente

Quercus contesta tratamento de resíduos hospitalares em incineradora a instalar na Chamusca
A associação ambientalista Quercus quer que os resíduos hospitalares que têm tratamento sejam excluídos da lista dos que serão enviados para a incineradora que vai ser instalada na Chamusca, cujo projecto se encontra em consulta pública.
Em comunicado, a Quercus contesta que a incineradora de resíduos hospitalares possa receber os resíduos de risco biológico (designados de Grupo III), que actualmente são tratados através de autoclavagem (uso do vapor para descontaminação), e os solventes, que estão a ser regenerados para posterior utilização.
Para a Quercus, além da incineração destes resíduos representar um aumento dos custos para o Estado, é também menos amiga do ambiente, já que origina “emissões de poluentes atmosféricos e cinzas perigosas”.
Segundo a associação ambientalista, a opção pela incineração destes resíduos, “além de perigosa para o ambiente, é contrária à nova Diretiva-Quadro sobre resíduos que dá prioridade à reutilização”.
De acordo com a Quercus, quase 50 por cento das 10.000 toneladas que representam a capacidade total do incinerador serão resíduos “que já hoje têm solução”.
Segundo afirma, trata-se de 4,5 toneladas por ano de resíduos do Grupo III, cuja incineração representará mais 3 milhões de euros na factura com o tratamento de resíduos hospitalares, “o que é inaceitável face à actual situação das contas públicas”.
A associação considera que o projecto, a instalar no EcoParque do Relvão, não está de acordo “com os critérios ambientais que a Câmara Municipal da Chamusca tem exigido a outros projectos que ali têm sido instalados”.
Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara da Chamusca, Sérgio Carrinho, afirmou que o comunicado da Quercus será analisado na reunião do executivo autárquico, na próxima segunda-feira, assegurando que continuará a defender o que ofereça “melhores condições ambientais, de saúde e dos interesses das populações”.
-----------------------------------------------------------------------------------------------