domingo, 21 de agosto de 2011

Agricultura

Abrantes: Procura de cabazes hortofrutícolas distribuídos por pequenos agricultores excede expectativas
A procura de cabazes hortofrutícolas distribuídos semanalmente por meia dúzia de pequenos produtores da região de Abrantes excedeu as expectativas, tendo esgotado largamente a capacidade de resposta, disse à Lusa um dos coordenadores do processo.
O projecto PROVE – Promover e Vender é dinamizado em Abrantes, Constância e Sardoal pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural.
O objectivo é a promoção de novas formas de comercialização de circuito curto, nomeadamente de produtos agrícolas entre pequenos produtores e consumidores, contribuindo para o escoamento dos produtos locais.
No Ribatejo Interior, os cabazes hortofrutícolas começaram a ser comercializados em Setembro de 2010, tendo cerca de uma centena de consumidores aderido à iniciativa, comprometendo-se a adquirir um cabaz semanalmente sendo este composto por variadas frutas e vegetais, provenientes das hortas de seis produtores da região.
O peso por cabaz varia entre os sete e os 9 quilos, ao preço unitário de dez euros.
João Dias, produtor de agriões em modo biológico e um dos coordenadores do projecto PROVE em Abrantes, disse à Lusa que, em apenas um mês, o número de aderentes ao projecto subiu de 32 para 80 e que hoje, quase um ano volvido, “existe uma lista de espera de 100 pessoas” uma vez que os agricultores não têm capacidade de resposta a todas as solicitações.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------