sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sociedade

Governo Civil articula com várias entidades prevenção da Gripe A

O Governo Civil reuniu hoje com várias entidades para discutir e preparar medidas que sejam necessárias para combate à Gripe A. Botas Castanho considera que o distrito está atento à situação, mas é necessário articular acções de resposta a uma possível crise da gripe.
A evolução da situação é imprevisível, por isso, de acordo com o Governador Civil, é importante haver uma coordenação entre as diversas instituições com responsabilidades na matéria. «Se se levantar o problema da necessidade de articular a resposta, queremos que tudo esteja devidamente planeado, que cada um saiba as medidas que deve tomar», sublinhou. Este foi o principal objectivo da reunião, onde cada entidade falou das acções já desenvolvidas.
O Governador Civil, considera ainda que a estratégia do Ministério da Saúde «tem sido coroada de sucesso» e que as pessoas estão, hoje, sensibilizadas quanto às medidas de prevenção. As instituições têm-se manifestado atentas à situação e, prova disso, é a elaboração dos seus próprios planos de contingência, incluindo o Governo Civil. «É sinal que as pessoas estão a preparar a resposta à pandemia quando aparecer», acrescentou o representante do governo no distrito.
As entidades públicas têm conseguido igualmente responder às necessidades e continuarão a aplicar os esforços necessários para garantir um combate eficaz à doença. «Os serviços de saúde estão a fazer o seu trabalho e a protecção civil estará realmente pronta para ajudar e desenvolver as tarefas que lhe venham a ser imputadas e precisas», assegurou Joaquim Botas Castanho.
Marcaram presença na reunião, um representante da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, os Directores-Executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde, o Presidente do Centro Hospitalar do Médio Tejo, o Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Protecção, o Comandante Distrital da PSP, representantes da GNR e o Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém.
Ficou agendado o próximo encontro para o próximo dia 28 de Agosto.
--------------------------------------