sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ambiente

Ensaios com milho transgénico denunciados pelo Bloco de Esquerda

José Gusmão, cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo distrito de Santarém às Legislativas de Setembro, disse esta quinta-feira, que o Ministério do Ambiente está agir de forma irresponsável ao autorizar testes com milho transgénico em Marinhais.
Aquele político, durante uma visita que realizou a um campo onde decorrem ensaios com milho transgénico, apelidou esta atitude de atentado ecológico, uma vez que os ensaios avançaram sem que estivessem asseguradas as condições de segurança para o ambiente em redor.
“As culturas transgénicas têm riscos variados, para a saúde das pessoas, para a sustentabilidade ambiental, equilíbrio dos ecossistemas e ainda para a segurança alimentar”. O Ministério devia estar mais atento a este tipo de experiências, afirmou José Gusmão.
O BE verificou que, apesar da Lei exigir a realização destes ensaios a mais de 400 metros da localização de outras plantações de milho, existem culturas a menos de 200 metros do local dos ensaios.
Recorde-se, que o concelho de Salvaterra de Magos, declarou-se Zona Livre de Transgénicos, por uma decisão unânime da Assembleia Municipal realizada a 28 de Fevereiro de 2007, mas mesmo assim, o Ministério do Ambiente decidiu autorizar estes ensaios nos terrenos do Núcleo de Ensaios e Controlo do Escaroupim.
------------------------------------------