segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sociedade

<>

Imagem:A.Anacleto
-------------------------------------
Monumento ao Ferroviário inaugurado no Entroncamento

A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, inaugurou esta manhã no Entroncamento, o monumento de homenagem ao ferroviário.
A obra é uma escultura em aço, da autoria do artista plástico José Santa-Bárbara.
O local escolhido para implantação do monumento, foi a Praça da República, em frente da estação de caminho-de-ferro, o qual, era uma aspiração de longa data dos ferroviários e teve o alto patrocínio do então presidente da República Jorge Sampaio e o apoio dos órgãos autárquicos do concelho e dos sindicatos do sector ferroviário.
O presidente da câmara, Jaime Ramos, disse no discurso, que a escultura pretende ser um tributo a todos os que têm as suas vidas ligadas à ferrovia. “Ao construirmos este monumento não o fizemos com o propósito único de homenagear só aqueles que trabalharam e trabalham no nosso concelho”, acrescentou o autarca.
Também aquando do discurso da cerimónia de inauguração, Ana Paula Vitorino, disse esperar que no próximo ano seja consignada a construção de um viaduto sobre a linha de caminho de ferro da Beira Baixa, no Entroncamento, cujo projecto já foi aprovado no passado mês de Junho.
Mais afirmou aquela Secretária de Estado, que “a eliminação das passagens de nível tem sido uma das bandeiras da Refer. De 2005 a 2009 foram intervencionadas 560 passagens de nível em todo o país. A única que ainda sobeja na linha da Beira Baixa, aqui no Entroncamento, também vai ser eliminada. O projecto foi concluído. Está a ser negociado um acordo entre a Refer e a Câmara do Entroncamento para definir responsabilidades de cada uma das duas entidades no financiamento que será de 13,2 milhões de euros para uma candidatura conjunta a fundos comunitários através do QREN”, disse a secretária de Estado.