quarta-feira, 9 de abril de 2008

Temporal

Ventos fortes e chuva intensa, atingiram esta manhã a região de Alcanena provocando seis feridos ligeiros, quedas de árvores, diversas estradas cortadas e dificuldades de acesso a algumas localidades, segundo fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O mau tempo fez-se sentir com maior intensidade em Pernes, Amiais de Baixo, Zibreira Vila Moreira e Alcanena, tendo algumas estradas de acesso a estas localidades sido cortadas devido a quedas de árvores e arrasto de objectos para a via pública.
Dos seis feridos ligeiros, três foram transportados para o hospital distrital de Santarém e os restantes foram assistidos no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos bombeiros voluntários.
A mesma fonte do INEM referiu ter conhecimento da existência de mais feridos, mas não soube precisar quantos nem qual o seu estado. Os feridos estão a ser concentrados no quartel dos bombeiros de Pernes para prestação de primeiros socorros.

Telhados levantados
O porta-voz do INEM referiu que o mau tempo causou o levantamento de "muitos telhados" numa zona de fábricas e de acesso difícil.
Uma testemunha em Alcanena relatou que o "mau tempo causou estragos" nesta localidade. "Telhados de escolas e fábricas foram levantados" por aquilo que descreveu como "uma espécie de tornado. Árvores foram arrancadas e caíram em cima de carros", descreveu a testemunha.
No local encontram-se 28 bombeiros, apoiados por nove viaturas, incluindo ambulâncias, coordenados pelo segundo comandante distrital de operações de socorro, Rui Natário, além de três viaturas e um helicóptero do INEM e de uma viatura de intervenção em catástrofe. Está também no local uma equipa de psicólogos. Contudo, "não foi necessário accionar qualquer plano de emergência", disse fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
...............................................
Fonte Lusa