sábado, 26 de abril de 2008

Louriceira - Obras e Melhoramentos...

Até final do século XX, destacamos as principais obras e melhoramentos na Freguesia Louriceirense...
..........................................................................
"Obras e Melhoramentos"

Foi construido o primeiro cemitério na freguesia em 1844. As fontes do Lagartal e do Vale, tiveram em 1914, obras de melhoramento de elevado realce, para a melhoria de abastecimento de água à população. No ano de 1945 foi inaugurado o chafariz da Ferreira.
Em 1944 procedeu-se à construção do edifício da escola primária. Até meados da década de cinquenta, era um “tormento” durante o inverno em tempos de cheias, a travessia do Rio Alviela na Ferreira. Foi feito um aterro com a elevação da estrada junto à ponte antiga, a população da freguesia, teve um contributo importante na feitura desta obra. Foi considerada na época uma obra social importante, para o bem estar social e desenvolvimento da freguesia.
Salienta-se também as obras desenvolvidas a meio da década de sessenta, com o alargamento da rua principal, principalmente junto ao adro da igreja. A construção do novo cemitério da sede da freguesia, foi na data compreendida entre 1935 e 1938. Motivado pelas inúmeras compras de terreno por parte da população, procedeu-se à ampliação do mesmo no período entre 1994 e 1997.
Em 1958 foi adquirida uma habitação particular no largo principal (hoje Largo Luis de Camões), onde funcionou, após obras de remodelação, a sede da Junta de Freguesia durante cerca de três décadas.
A sede da freguesia passou a ter electricidade a partir do ano de 1970. No lugar do Carvalheiro este serviço público chegou alguns anos mais tarde.
A água canalizada começou a correr nas torneiras das habitações Louriceirenses a partir de Novembro de 1971. No Carvalheiro foi cerca de duas décadas mais tarde.
Destacamos as obras, na sede da freguesia na primeira metade da década de setenta (1970 – 1974), com o alargamento, cortes e asfaltamento de diversas ruas, inclusive o final da construção do jardim no Largo Luis Camões. Foi neste período, também, que se realizaram algumas obras de conservação nas ruas do Carvalheiro, incluindo a melhoria da estrada municipal de acesso àquele lugar.
Na década de oitenta, salientamos as obras realizadas no alargamento e asfaltamento de diversas ruas na freguesia, incluindo o largo e ruas circundantes à igreja matriz. Foram melhorados caminhos rurais com a colaboração do Regimento de Engenharia de Tancos e a montagem de uma ponte metálica na Azenha, facilitando imenso a ligação da Louriceira ao lugar de Filhós da freguesia de Bugalhos.
No ano de 1981 foi construído o cemitério no lugar do Carvalheiro. No ano de 1982 foi construída a nova ponte da Ferreira sobre o Rio Alviela e a construção do novo traçado da estrada municipal entre a nova ponte e a entrada da sede da freguesia. Em 1987 procedeu-se à abertura da Rua 25 de Abril para ligar a Rua da Alonga à Rua da Barroca. Foi também nesta década, 1988, que foi inaugurada a nova sede da Junta de Freguesia.
Na década de noventa também merece destaque algumas obras. A partir do ano de 1991 as crianças da sede da freguesia passaram a ter um espaço próprio de lazer, com a construção do Parque Infantil.
Louriceira passou a ter saneamento básico a partir do ano de 1992. O lugar do Carvalheiro não possuí este bem público.
Em 1993 procedeu-se à abertura da Rua José Clemente Francisco que veio resolver o transito de acesso de veículos pesados a uma unidade industrial de moagem situada no lugar do Moseiro.
Em 1997 foi inaugurado o Pavilhão Polivalente. Este espaço já vinha sendo a ser utilizado desde de 1990 no desenvolvimento da cultura e do desporto na freguesia. O mesmo foi construído, além de outros subsídios, com os fundos angariados durante as festas anuais da freguesia que se realizaram desde o ano de 1979 até ao ano de 1990.
Também se destaca no ano de 1997 a obra de restauro do adro da igreja, com colocação de calçada portuguesa, na qual foram aplicados alguns do lucros das festas anuais de 1995.
.............................................................................
in "Louriceira - Freguesia Centenária" - Monografia
A. Anacleto