segunda-feira, 7 de abril de 2008

Recordações da Minha Juventude - Memórias

… no ano de mil novecentos e setenta, foi o meu ingresso no serviço militar. Fui incorporado em Março desse mesmo ano, num dos quartéis da cidade raiana de Elvas. Foi com desabrimento que me sentei na cadeira de um dos barbeiros da cidade Elvense, para me cortarem o meu “estimado cabelo”, ao modo militar. Sinceramente senti repugnância. Sofri imenso com uma “ordem unida”, para preparação de uma eventual campanha em terras de África – na Guerra Colonial. Por lá, fiz a recruta durante dois meses. Aos fins-de-semana, sentava-me nas muralhas da cidade e mirava terras de Espanha com Badajoz à vista, recordando o “meu amor” que estava tão distante, lá para as bandas do Ribatejo!
Foi neste aquartelamento, que fui encontrar o Loureiro, doente e abalado, após ter levada a vacina, que nós na gíria militar designávamos por “vacina de cavalo”. Notava-se na fisionomia dele, uma nostalgia da terra e uma profunda saudade do seu amor. Ajudei-o e animei-o, dentro das minhas possibilidades…
..............................................................
in livro "Meio Século de Vida" - Memórias - A. Anacleto