terça-feira, 29 de abril de 2008

Louriceira - Vida Social, Desportiva e Cultural

Até finais do Século XX, foi assim a vida social, desportiva e cultural na freguesia de Louriceira:
"Vida Social, Desportiva e Cultural"

No ano de 1938 um grupo de jovens da freguesia decidiram criar um Grupo Desportivo na freguesia ao qual foi dado o nome “Os Belenenses”. Apesar das dificuldades na época para a prática desportiva, principalmente o futebol (não existia campo de futebol), lá iam praticando desporto aos Domingos em terrenos particulares, realizando jogos amigáveis com equipas de outras localidades vizinhas.
Em 1945 foi criada a Sociedade Recreativa Louriceirense Foot-Ball Club, a qual desenvolveu a prática do futebol naquela época.
No de 1955, o desporto na freguesia teve grande realce. Foi criado o Centro Instrutivo Louriceirense. Foi uma colectividade com grande dinâmica na área social, cultural e principalmente desportiva. A sede funcionava na Rua Direita. Em finais desta década, apesar de não existir energia eléctrica, esta colectividade adquiriu um televisor ( o 1º na freguesia) logo após o lançamento da televisão em Portugal. Era um motor movido a tractol que produzia a energia necessária para o funcionamento da iluminação da sede da colectividade. Todos os dias recebia um jornal diário – “O Século”. Possuía também uma pequena biblioteca.
Foi nesta época que se realizaram as obras de ampliação no campo de futebol que ficou denominado como “Campo da Pedrinha”.
Na modalidade de futebol, teve esta colectividade grandes pergaminhos. Tinha uma excelente equipa, praticamente constituída com a “prata da casa”, mas reforçada com alguns elementos de localidades vizinhas, principalmente de Vaqueiros. Fez furor nos diversos “Campeonatos das Aldeias” que se realizaram,na época, no antigo campo de futebol do Atlético Clube Alcanenense.
Nesta década, também se realizaram alguns circuitos de ciclismo. O atletismo, também marcou presença como modalidade desportiva, com a participação de alguns atletas em corridas de S. Silvestre que se realizavam em Alcanena.
Nas noites quentes de verão, gentes da Louriceira juntavam-se em confraternização em frente da sede da colectividade. De vez em quando, em grupo, realizavam-se umas corridas nocturnas, ou então iam praticar “natação nocturna” no Açude da Ferreira, no Rio Alviela. Tempos de lazer bastante saudáveis das gentes Louriceirenses. Na área da cultura popular, os bailaricos não faltavam de vez em quando, animados pelos melhores acordeonistas da região.
No início da década de setenta a nossa freguesia ficou mais pobre nestas áreas. “Morreu” o Centro Instrutivo Louriceirense.
Em 1984, um grupo de Louriceirense decidiram criar uma nova colectividade. O Centro Recreativo e Desportivo Louriceirense. Ficou a funcionar nas antigas instalações da padaria do Sr. João Guerra. Como era um espaço diminuto, a Junta de Freguesia passado algum tempo cedeu as instalações da antiga sede da Junta no Largo Luis Camões para funcionamento da sede da colectividade. Em 1990, com a abertura do Pavilhão Polivalente, ficou sediada naquelas instalações.
Esta colectividade tem desenvolvido ao longo dos anos um trabalho de elevada importância no desporto e na cultura.
Além do futebol de onze, com elevado realce nas participações em diversos torneios populares; destacamos as participações das equipas de futebol de cinco (masculina e feminina) nos campeonatos nacionais e regionais federados desta modalidade.
Foram de elevada qualidade os torneios de futebol de cinco organizados por esta colectividade durante diversos anos e realizados no Pavilhão Polivalente – chegou a ser considerado o melhor torneio popular do Ribatejo.
As modalidades de cicloturismo e atletismo também fizeram parte como secções desta colectividade, durante alguns anos.
Entre 1979 e 1990, realizaram-se as festas anuais em honra de Nossa Senhora da Conceição nos meses de Agosto. Eram o ponto de encontro das gentes de Louriceira e localidades limítrofes. Os emigrantes, faziam questão em marcar também presença neste período. Passaram nesta época pela Louriceira grandes nomes da musica portuguesa. Chegaram a ser consideradas as melhores festas de verão da região.
A Comissão Fabriqueira da Igreja realizava os festejos em honra de S. Vicente no dia 22 de Janeiro, para angariação de fundos para melhoramentos da igreja.
Foi criada também nesta década a Associação de Caçadores da freguesia. Hoje tem sede própria anexa ao Pavilhão Polivalente.
Em relação ao Carvalheiro não existe conhecimento de acções culturais e desportivas no historial do lugar.
---------------------------------------
in "Louriceira - Freguesia Centenária" - Monografia
Autor: A. Anacleto