segunda-feira, 14 de abril de 2008

Louriceira - Recordando as Festas!...



............................................
Em 1989, as Festas de Verão foram assim:
- Dias 4, 5, 6, 7 e 8 de Agosto -

Os festejos deste ano, também ficam na história da cultura popular da freguesia, pela qualidade de espectáculos e actividades diversificadas que foram organizadas com um grau elevado de inteligência, por parte dos festeiros e festeiras que fizeram parte da Comissão de Festas deste ano. Ora vejamos:
•Sexta-feira, a meio da tarde após uma grande salva de morteiros, iniciou-se a Arruada com a colaboração da Fanfarra dos Bombeiros de Alcanena, enquanto no recinto do arraial, era o início de iniciativas inéditas na história dos festejos louriceirenses, com trabalho ao vivo realizado por artesãos da região, exposição literária e exposição do pintor plástico João Esteves. Estas exposições, estiveram patentes ao público durante todos os dias dos festejos. Durante a noite, houve alegria por parte do povo residente e forasteiro, com a exibição de música de baile do conjunto “Hob Nob”.
•No Sábado, após o acordar da alvorada, chegou a Filarmónica de Alcanede mais uma vez à nossa terra. Cumprimentaram com uma música os presentes, enquanto o fogueteiro com a sua mestria lançava mais uns foguetes, foi içada a bandeira e iniciou-se o peditório na freguesia. Á tarde foram as solenidades religiosas com a missa e a procissão, depois, como costume iniciou-se a venda das rifas na quermesse e das flores com a colaboração de gentis e simpáticas meninas da terra. O leiloeiro preparava-se em cima do palco para leiloar as belas fogaças e a filarmónica apresentava com uma boa interpretação musical um concerto inolvidável. Ao fim da tarde, enquanto o povo ia confraternizando no bar, subiu ao palco o Rancho Folclórico de Pinheiro Grande – Chamusca que interpretou “modas e danças” do povo ribatejano. A noite foi quente, tanto em termos de temperatura, como pela qualidade do concerto proporcionado pelo conjunto “Ferro e Fogo”.
•No Domingo, pela manhã após o estrondear do “foguetório” o desporto marcou presença com a realização do Grande Prémio de Atletismo, que contou com a presença de grande número de atletas, seguindo-se depois uma extraordinária exibição de uma classe de Karaté da Associação Amicale Portuguesa. Após o almoço no bar, o qual foi muito participado, os mais pequenos tiveram a sua tarde com a exibição de palhaços que vieram propositadamente do Circo Mariano. Enquanto estes se divertiam com o espectáculo proporcionado, os mais graúdos iam praticando alguns Jogos Tradicionais. À noite, as estrelas brilharam com o espectáculo de variedades proporcionado pela artista da rádio e TV – MARIA DILAR com apresentação e animação do locutor da rádio nacional PAULO MEDEIROS. O conjunto “Psicose” animou o baile.
•Se os dias anteriores foram de qualidade, a Segunda-feira que foi dedicado ao concelho, também teve primor em termos de qualidade festiva. Assim durante a tarde realizaram-se as finais dos Jogos Tradicionais, o leilão de inúmeras prendas de qualidade foi um êxito, até o leiloeiro perdeu a voz... Inéditamente a Poluição na região também foi discutida. Realizou-se um Colóquio com grande participação, no qual estiveram presentes técnicos e médicos que falaram sobre a problemática ambiental. A noite foi animada pelo conjunto musical “Street Band”, o qual animou o grande número de foliões até alta madrugada.
•Terça-feira, dia da Família Louriceirense, houve alvorada forte logo pela manhã. Á tarde, enquanto alguns praticavam os Jogos Tradicionais, outros, casados e solteiros, conviviam uma vez mais no “pelado” da Pedrinha, realizando o habitual jogo de futebol. A Gincana de Bicicletas, também marcou presença este ano nos festejos da terra e uma vez mais, o Grupo Cénico do CRDL, representou uma peça de qualidade para as suas gentes e forasteiros. Durante a noite foi o culminar, das festas de qualidade deste ano. O grupo musical de Minde “Top Less” fez as despedidas das festas deste ano, proporcionando um bom serão de lazer e convívio com belos acordes musicais.
.....................................................
in "memórias das festas" - A. Anacleto