quinta-feira, 17 de abril de 2008

Louriceira - Recordando as Festas!...

Em 1990, foram assim as Festas de Verão:
- Dias 3, 4, 5, 6 e 7 de Agosto -

•Sexta-feira, após uma grandiosa salva de morteiros, a quermesse começou a funcionar, enquanto algumas pessoas se juntavam no adro da igreja, para matarem a sede com uma boa cerveja, já que a tarde estava quente em termos de temperatura. O conjunto “Templários”, viajou uma vez mais da cidade de Tomar até terras do Alviela, para animarem o serão. Boa música de dança nos foi transmitida por aquele agrupamento.
•No Sábado as gentes da terra, cedo se ergueram para a folia. Ainda soavam os sons dos foguetes, quando chegou a Banda Filarmónica do Xartinho para animar este dia de festejos. Durante a tarde, depois das actividades religiosas, foi o funcionamento da quermesse e o leilão das fogaças, enquanto algumas fogaceiras escutavam os acordes musicais transmitidos pela Filarmónica. Á noite o sentido obrigatório era de facto o arraial da festa. Foi isso que o conjunto musical nos transmitiu com o seu nome próprio “Sentido Obrigatório” que veio de terras alfacinhas. O povo mais uma vez divertiu-se imenso, enquanto trocavam um pé de dança.
•No Domingo á tarde houve leilão forte enquanto as raparigas iam vendendo as rifas na quermesse. “Top Less”, mais uma vez foi o conjunto seleccionado para a animação do serão.
•Segunda-feira, dia e noite fortes em termos de qualidade de programação. O leilão das prendas ofertadas foi enorme, que levou mesmo o leiloeiro a solicitar diversas vezes aplausos para o povo que estava a corresponder com a licitação das peças. Os artistas da rádio e televisão ARMANDO GAMA e VALENTINA TORRES, foram o prato forte da noite em conjunto com o agrupamento musical “Herus” de Torres Novas.
•Na Terça-feira, durante a tarde desenrolaram-se os tradicionais Jogos Populares. A noite foi animada com o grupo musical “FH5” da cidade do Nabão.
........................................................................
in "memórias das festas" - A. Anacleto