sábado, 19 de abril de 2008

Opinião!...

"A Dificuldade de Ser Jovem!...

Nos tempos actuais, a maioria dos jovens encontram-se numa situação inquietante, em relação ao acesso de um emprego.
Os que decidem completar os estudos secundários e ingressar num curso superior, dedicam uma parte espinhosa da sua vida para conseguirem o tão almejado diploma.
Para obterem esse mesmo diploma, muitos acabam por se endividarem, em alguns casos ainda antes de auferirem o primeiro ordenado, contraindo empréstimos para pagarem cada vez mais elevadas propinas e materiais escolares, de uma educação que está determinada na constituição como pública e gratuita.
A maioria desses jovens, cedo começam a perceber que a realidade do mercado do trabalho é bem mais árdua do que alguma vez imaginaram.
O mercado de trabalho está saturado para muitos dos cursos superiores. Os governos ao longo dos anos, pouco ou nada têm feito, no alerta para este facto e simultaneamente disponibilizar outras saídas com mais garantias de empregabilidade.
São mais pelotões de jovens a engrossar as filas nos centros de emprego, nos quais são embutidos estágios, fazendo com que eles, jovens, trabalhem por “metade do preço”, não existindo nenhum vínculo contratual com as empresas onde efectuam os estágios.
Actualmente, entrar para o “mundo do trabalho”, através de trabalho temporário ou através de falsos recibos verdes, começa a ser incutido nas mentes dos jovens, como uma situação meramente natural, sendo visto, inclusive por alguns, como única forma de se conseguir trabalho. Fica a ideia de que os contratos precários são a regra geral e não a excepção à regra, quando a lei para esta matéria é bastante clara: “para um posto de trabalho efectivo deverá existir um vínculo contratual efectivo”.
A precariedade está mesmo criada. São os salários baixos da maioria dos jovens, são as deficientes condições de trabalho, são as reduções de direitos adquiridos, são as discriminações sociais e laborais.
Em suma, não nos consideramos pessimistas, mas no fundo somos realistas. A nossa mente, neste campo problemático, tranmite-nos algo pouco feliz para a maioria da juventude deste país!
Perguntamos? Onde estão os milhares de postos de trabalho que foram prometidos?!
……………………………………………………………….
A. Anacleto