quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sociedade


<>

Imagem:A.Anacleto
----------------------------------
“Rosa Brava” terminou com Parada Militar em Torres Novas

Mais de um milhar de militares da Brigada Mecanizada do Exército sediada em Santa Margarida e Adidos Militares espanhóis desfilaram esta tarde na Avenida Dr. João Martins de Azevedo na cidade de Torres Novas. Estiveram presentes além de outras individualidades civis e militares o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas e o Vice-Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, Mário Oliveira Cardoso.
Noé Agostinho, comandante da Brigada Mecanizada do Exército fez um agradecimento ao presidente da Câmara, António Rodrigues, pela colaboração prestada pela autarquia na realização do exercício “Rosa Brava” e à população torrejana a forma calorosa como acolheram os militares: “Desde o primeiro momento que os serviços da Câmara nos apoiaram. Sem essa colaboração, este exercício, nos moldes que decorreu, não teria sido possível”, afirmou aquele hierárquico militar.
A Brigada Mecanizada do Exército esteve instalada em Torres Novas, de 24 a 30 de Abril, para efectuar uma operação militar com o objectivo de sensibilizar os jovens para, no futuro, incorporarem na carreira militar, assim como terem maior aproximação à população.
A população teve possibilidades durante este período, visitar uma exposição de material pesado, que esteve parente nos terrenos junto ao Viaduto de Rio Frio e ficar a conhecer um pouco mais o exército.
------------------------------------

Sociedade

Da CGTP-IN, recebemos com solicitação de publicação o seguinte comunicado :
Assunto: Comunicado à Imprensa n.º 030/09
Empresas enriquecem à custa do SNS
A CGTP-IN já algum tempo que tinha manifestado a sua discordância pelo facto do recrutamento de médicos e enfermeiros, para suprir as necessidades nas urgências e outros serviços hospitalares e centros de saúde, estar a ser feito através de empresas alugadoras de mão-de-obra, pondo em causa a organização dos serviços e qualidade dos mesmos prestados aos utentes.
A criação de empresas tem como objectivo obter lucro e o que se assiste é que o SNS está neste momento a alimentar um negócio “a galinha de ovos de ouro”, ou seja, as empresas que alugam médicos e enfermeiros estão a proliferar e a sugar dezenas de milhões de euros ao erário público.
E mais grave é que, a ser verdade o que é tornado público, nestas empresas estão envolvidos profissionais e responsáveis ligados ao próprio SNS.
A promiscuidade de interesses acaba por gerar falta de ética, muitas das vezes corrupção e enriquecimento duvidoso.
A CGTP-IN considera que é tempo do Governo e demais entidades públicas, que fiscalizam as contas dos organismos do Estado, intervirem seriamente nesta situação.
Evoca-se a sustentabilidade financeira do SNS para dificultar o acesso dos cidadãos ao serviço público, encerrando-se unidades de saúde, diminuindo-se as comparticipações, aumentando-se as taxas moderadoras, mas eleva-se substancialmente os custos do SNS, contratando médicos e enfermeiros (muitos deles profissionais com vínculo efectivo ao próprio SNS), para suprir as necessidades dos serviços, nomeadamente das urgências a empresas privadas.
Os governos do PSD/CDS e PS para “controlar” o défice público usaram engenharias financeiras, criando os hospitais-empresas, para retirar da esfera do O.E. as receitas e despesas destas unidades de saúde, introduzindo os contratos individuais de trabalho, que permitem uma grande falta de transparência numa área crucial do SNS, como é a hospitalar.
Para a CGTP-IN está na altura de saber o que de facto se passa nos hospitais-empresas. Que interesses servem, a verdade sobre as contas e a evolução do acesso dos utentes e das valências oferecidas, assim como a qualidade dos serviços.

A Comissão Executiva do Conselho Nacional
(Maria do Carmo Tavares)
---------------------------------------------------------

Vida Autárquica

Freguesia da Póvoa de Santarém descontente por incumprimento de promessas

Na última reunião da Assembleia de Freguesia de Póvoa de Santarém ficou demonstrado o descontentamento com o presidente da Câmara, Moita Flores. Esta situação de descontentamento foi demonstrada através de uma carta subscrita por todos os presentes na última reunião daquele organismo, que teve lugar no passado dia 24 de Abril.
Lembrando algumas promessas que terão ficado por cumprir, aquele órgão da freguesia de Póvoa de Santarém especula entre dois cenários possíveis: ou Moita Flores está a mentir, ou não consegue ter mão nos diferentes compromissos que assumiu para o concelho que o elegeu.
Dão como exemplo, na carta que tornou pública na passada terça-feira, o projecto de saneamento da localidade, segundo o organismo considerado por Moita Flores uma “ambição justíssima”.
N nota pode-se ler que as obras do saneamento chegaram a arrancar e foram avançando “de forma lenta e complicada”, referindo ainda que “foi dada como concluída a implementação de manilhas, de tampas de esgoto, de pontos de ramais”, contrapondo que as estradas nos locais em causa continuam por asfaltar. Na mesma missiva pode ler-se também que mesmo as estradas que “levaram um cheirinho de alcatrão, já estão a esburacarem”.
Ainda relacionado com a situação do saneamento, a Assembleia de Freguesia de Póvoa de Santarém refere ainda a situações em que os habitantes “em desespero de causa, já ligaram os esgotos de suas casas aos ramais que têm à porta”, situação que segundo a carta hoje emitida pode levar a problemas de saúde pública.
Outra das críticas referida na carta diz respeito à construção da ETAR, que já terá terreno e projecto, mas não tem ainda data prevista para início das obras.
Na mesma nota é lembrado que foram os votos da Freguesia de Póvoa de Santarém que garantiram a vitória de Moita Flores nas autárquicas de 2005, e promete voltar a “conversar” nas urnas com o presidente da Câmara de Santarém, caso as ditas obras prometidas conheçam avanços.
-------------------------------------

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vida Autárquica

Câmara de Torres Novas prepara plano de incentivos para atrair profissionais de saúde

A autarquia de Torres Novas está a preparar um plano de incentivos para atrair profissionais de saúde para o concelho. A notícia foi adiantada pelo vice-presidente da Câmara, Pedro Ferreira, na Assembleia Municipal realizada na passada 2ª feira, dia 27 de Abril. O plano terá que ser ainda analisado e deliberado em reunião de Câmara e demonstra, segundo o autarca, que o assunto não está esquecido pelo executivo socialista.
-------------------------------------------

Cultura e Lazer

Cartaxo vai ter "Festa do Vinho"

Cerca de uma centena de expositores, na sua maioria empresas ligadas ao sector vitivinícola, vão estar presentes de quinta-feira até domingo no Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo, na XXI edição da Festa do Vinho.
O certame pretende "promover o concelho através do seu ex-libris, o vinho", disse o vice-presidente da autarquia, Francisco Casimiro.
O evento está integrado no projecto “Cartaxo Capital do Vinho”, onde é considerado o local privilegiado de encontro de produtores de vinho, tertúlias e confrarias enófilas.
A inauguração será marcada pela “Bênção do Vinho”, na qual se pede a intervenção divina para que o ano seja de vinhos de qualidade e que haja abundância vinícola e qualidade nos néctares produzidos na região.
------------------------------------------

Vida Autárquica

A Câmara da Chamusca cria medidas para atenuar problemas motivados pela crise

Por causa da crise, a Câmara da Chamusca está a avançar com algumas medidas de ajuda às empresas e à população. Entre elas é isentar o pagamento de taxas de ocupação de via pública e de publicidade. A autarquia já cobrou algumas taxas este ano, mas para que os que pagaram não fiquem prejudicados, decidiu a autarquia devolver os valores cobrados, informou o vice-presidente do município, Francisco Matias.
Foi também decidido pelo município alterar a taxa de resíduos sólidos que até agora subia à medida que se consumia mais água da rede. A partir de agora os munícipes só pagam até ao limite de quatro euros, mesmo que consumam uma quantidade superior de água. Outra medida importante é, ajudar os trabalhadores da construção civil. Se houver empresas a trabalhar para o município que encerrem, a autarquia para evitar a suspensão das obras e impedir que os operários fiquem no desemprego contratará a sua mão-de-obra.
O autarca, admite que estas medidas prejudicam financeiramente a autarquia, mas “são a única forma de ajudar as pessoas neste período de crise”. Acrescentando ainda que desde o início do ano as receitas próprias da autarquia têm sido escassas, dando como exemplo que só registaram 25 licenças para obras. Mas a câmara não pode ficar de braços cruzados apesar das suas dificuldades financeiras porque “primeiro estão as pessoas”, acrescentou Francisco Matias.
------------------------------------

Sociedade

Câmara de Rio Maior tenta minimizar situação de desemprego no concelho

A Câmara Municipal de Rio Maior, ao abrigo de um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), está a desenvolver dois programas para criar ocupação para 175 munícipes que estão actualmente no desemprego.
Brevemente, irão arrancar vários cursos de formação profissional para 100 candidatos, da responsabilidade do IEFP, com a duração de um ano e meio, e em que a autarquia cede as instalações e dará apoio logístico.
Silvino Sequeira, presidente da edilidade, disse que, cada um dos formandos receberá uma bolsa que ronda os 600 euros, a que acrescem os respectivos subsídios de transporte e alimentação.
“É uma boa verba, sobretudo para quem se encontra momentaneamente sem trabalho e ainda pode apostar na sua valorização profissional”, afirmou o autarca.
Além daquelas medidas, a autarquia prepara-se também para acolher 75 pessoas em regime de “prestação de serviços de interesse público”, casos do acompanhamento de crianças e idosos ou limpeza do espaço público, entre outras tarefas, declarou Silvino Sequeira.
Neste caso, o vínculo à autarquia, que fica responsável pelo pagamento de 25% do salário, tem a duração de nove meses.
“É um esforço que estamos a fazer que pode significar uma quebra na ordem dos 30% no número actual de desempregados no concelho”, avançou ainda Silvino Sequeira.
--------------------------------------

Cultura

Francisco Canais Rocha lança livro sobre história do movimento operário em Torres Novas

“Para a História do Movimento Operário de Torres Novas”, é o nome do livro que Francisco Canais Rocha vai lançar no próximo dia 1 de Maio, pelas 16 horas no Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, na cidade de Torres Novas.
É uma edição municipal, sendo considerada uma referência para a história contemporânea torrejana.
Torres Novas de vila agrícola a vila industrial, o processo de industrialização, o movimento social, tal como o associativismo, as condições de trabalho do proletariado, as associações de classe, as primeiras greves, os movimentos operários da Primeira República, as manifestações, as prisões, as lutas dos trabalhadores e a festa do 1.º de Maio, entre 1862 e 1926, está retratado literariamente nas 220 páginas de memórias e história. Eram tempos em que “fervilhavam diariamente centenas de operários da Casa Nery, dos Claras, do Victor Réquio ou da Fábrica de Tecidos.”
-----------------------------------------------

terça-feira, 28 de abril de 2009

Sociedade

Previsto o fim da lixeira de Alcorochel

O terreno onde se encontra a lixeira ilegal da Charneca de Alcorochel, será cedido ao município de Torres Novas. António Rodrigues, presidente da autarquia torrejana, anunciou a medida na reunião de Câmara desta terça-feira. Foi uma forma de resolver a situação que se arrasta há anos. O presidente da Câmara adiantou ainda que aquele espaço servirá como depósito de terras das obras da responsabilidade do município. São duas soluções que se resolvem em simultâneo. Com esta solução, arranja-se um local para o depósito das terras e cobre-se o lixo que durante anos se acumulou ilegalmente naquele lugar da freguesia de Alcorochel.
-------------------------------------

Saúde

Centros de Saúde da região dão conselhos para prevenir surto de gripe

O Agrupamento de Centros de Saúde Serra de Aire, com sede em Torres Novas, adverte em comunicado que há grande probabilidade de virem a aparecer casos de gripe humana H1N1 (designada por gripe suína) na Europa, através de pessoas que tenham estado recentemente no México, Estados Unidos e Canadá.
Deve-se reforçar e ter em conta os conselhos da Direcção Geral de Saúde e recomendar a quem esteve recentemente nesses países ou tenha estado em contacto próximo com pessoas daí provenientes e que manifestem sintomas gripais para se manterem em casa e ligar para a Linha Saúde 24 através do número 808 24 24 24.
Explica ainda aquelas autoridades sanitárias que se trata de uma gripe humana, de transmissão entre humanos, e não de um problema veterinário, pelo que não há risco de transmissão através do consumo de carne de porco quando correctamente cozinhada.
--------------------------------------

Vida Laboral

Autarquia de Tomar solidária com trabalhadores da Platex

Uma proposta apresentada pela CDU na Assembleia Municipal de Tomar foi aprovada por unanimidade, a qual vai levar os eleitos a manifestar junto do Ministério da Economia e do Ministério do Trabalho e Segurança Social a sua “preocupação” face à situação da IFM – Indústria de Fibras e Madeiras (Platex) e também à da empresa João Salvador, Lda. Foi ainda deliberado redigir uma proposta dirigida ao Ministério do Trabalho e Segurança Social com vista a solicitar o recurso ao programa de formação profissional enquanto a actividade continua suspensa, com o objectivo de ser encetada a recuperação da empresa, salvaguardando os 240 postos de trabalho. Segundo declaração de Aquilino Coelho, do Sindicato da Construção, Cerâmica e Vidro, a empresa necessita de uma injecção de capital na ordem dos 5,5 milhões de euros.
Na tarde de ontem, segunda-feira, dezenas de trabalhadores deslocaram-se ao Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tomar para sensibilizar as diferentes bancadas políticas para a situação difícil que atravessam. De manhã, os trabalhadores foram recebidos pelo presidente da Câmara de Tomar, Corvelo de Sousa que assegurou que esta é uma questão prioritária na sua agenda de trabalho da autarquia.
---------------------------------------

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cultura

Aurélio Lopes lança em Santarém e Tomar livro "Videntes e Confidentes - Um Estudo sobre as Aparições de Fátima"

O Antropólogo Aurélio Lopes, fez o lançamento na Sala de Leitura Bernardo Santareno em Santarém, de um novo livro.
“Videntes e Confidentes: Um Estudo sobre as Aparições de Fátima” é o título da nova obra literária que vai ser objecto de uma nova apresentação pública, desta feita no próximo dia 2 de Maio (sábado), às 16 horas, no Salão da Biblioteca Municipal de Tomar, numa organização do Jornal "O Templário" e com o apoio da Câmara Municipal de Tomar. A publicação está a cargo das Edições Cosmos, e é patrocinada pela Câmara Municipal de Santarém, sendo o prefácio da autoria do teólogo e professor universitário Frei Bento Domingues.
Na apresentação em Santarém, foram feitos alguns comentários acerca do tema e também algumas leituras da obra por Rosalina Melro, Paulo Narciso, Botas Castanho e Carlos Oliveira (Chona). O autor do livro esteve à disposição dos presentes na sala para esclarecer algumas dúvidas acerca da obra e no final procedeu-se a uma sessão de autógrafos.
A obra está dividida em 4 partes: “Mulheres e Deusas”, “Aparições”, “Fátima” e “A Construção do Sagrado”.
----------------------------------------

domingo, 26 de abril de 2009

Desporto - Futebol

Torres Novas empatou com Penamacorense

O Desportivo de Torres Novas disse adeus aos seus adeptos com um empate a duas bolas, perante o Penamacorense na 8ª Jornada da III Divisão Nacional Série D - Fase de manutenção
Estão ainda por cumprir duas jornadas, mas ambas serão realizadas fora do seu reduto.
Na II divisão nacional, série C, o Monsanto jogou pela segunda vez consecutiva em casa, mas desta vez baqueou perante o União da Serra por 0-1, enquanto o Fátima foi vencer por duas bolas a zero na Pampilhosa.
Na divisão de Honra o Riachense não teve dificuldade em bater Amiense por três bolas a zero.
Com esta vitória o Riachense aumentou para nove os pontos de distância para o U. Tomar que empatou em casa com o Fazendense.
O Alcanenense perdeu em Samora Correia por 3-1, e foi esta a primeira vez que os locais venceram na segunda fase do campeonato.
Na série de manutenção da Honra o Ferroviários foi a Benavente arrancar mais um empate a uma bola.
-----------------------------------------------

Conferência

Maria Barroso em Santarém para lembrar a “Luta pela Democracia”

No próximo dia 28 pelas 14h30m no auditório da Escola Alexandre Herculano em Santarém, Maria Barroso vai lembrar a “Luta pela Democracia”,
O objectivo desta conferência passa por enquadrar os conteúdos abordados na disciplina de história, focando os limites das liberdades individuais, as estratégias para as limitar, ou a censura à produção dramática e literária realizadas durante o período do Estado Novo.
Vai colaborar o Veto Teatro Oficina, do Círculo Cultural Scalabitano, onde vão ser lembradas outras personalidades locais do mundo do teatro, como Bernardo Santareno, com a apresentação de cenas da obra de “Bernardo Santareno… Nos Túneis da Liberdade”, apresentada por Nuno Domingos actor principal deste grupo amador de Teatro.
A iniciativa tem organização dos professores do grupo de História do 3.º Ciclo da Escola E. B. 2,3 de Alexandre Herculano, de Santarém.
---------------------------------------

sábado, 25 de abril de 2009

Saúde

Há setenta e cinco mil utentes sem médico de família no distrito, segundo informação do PCP

Octávio Augusto, responsável pela direcção da organização do PCP no distrito de Santarém manifestou elevadas preocupações relativamente à situação de mais de 75 mil utentes sem médico de família no distrito, que podem mesmo duplicar até ao final do ano.
Aquele dirigente partidário, fez esta declaração aquando da apresentação do candidato Armando Borges pela CDU à Câmara de Abrantes, “o facto de os números oficiais apresentarem já 75 mil utentes sem médico de família no distrito prevê-se um problema gravíssimo, sendo que, até ao final do ano, estes valores podem disparar para o dobro”
“Só em Abrantes, mais de 3 mil pessoas estão hoje sem médico de família, mas a situação ainda se vai agravar mais até ao final do Verão, atendendo à aposentação anunciada de mais alguns médicos de clínica geral. Prevê-se que até ao final do ano, mais de 10 mil cidadãos neste concelho, não terão o habitual médico de família numa população global de cerca de 40 mil habitantes”, afirmou o dirigente comunista.
Esta grave situação não está só a ocorrer em Abrantes, mas também em Constância, Alpiarça, Benavente, Salvaterra, Torres Novas e Santarém. Se em 2008 eram 40 mil as pessoas sem médico de família no distrito, hoje são 75 mil. Com a passagem à reforma de dezenas de profissionais de saúde, até ao final do ano, esses valores vão seguramente atingir os 150 mil utentes”, afirmou Octávio Augusto.
Aquele dirigente do PCP, disse à Lusa, que “o PCP vai tomar a iniciativa, na Assembleia da República, de propor um plano de emergência distrital porque esta situação já não se resolve com paliativos. Estamos à beira da ruptura em vários municípios e urge tomar medidas excepcionais”.
----------------------------------------

Sociedade

Equipamento de tele-assistência está em experiência no Entroncamento

A Câmara do Entroncamento está a desenvolver um projecto, denominado “No Lar em Segurança”. O projecto, consiste na prestação de ajuda imediata à população mais idosa, através de um sistema de tele-assistência no domicílio aos idosos com dependência.
O projecto funcionará com um sistema inovador de comunicação, que é constituído por uma central de assistência, que permite uma comunicação 24 horas por dia, sem haver necessidade de um telefone vulgar. O sistema funciona através de um botão de emergência presente numa pulseira, aliado a um telefone de alta voz, o qual é reconhecido pela central de assistência.
---------------------------------------

Sociedade

Detidos dois homens com droga em Alcanena

Dois indivíduos foram detidos esta quinta-feira, pela GNR, em Alcanena, por posse de 325 doses de heroína, 2,5 doses de haxixe e um selo de LSD.
Segundo um comunicado da GNR, as detenções ocorreram na sequência de buscas efectuadas em domicílios, numa operação que envolveu 22 militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Torres Novas e do Destacamento Territorial de Tomar.
Foi ainda detido um indivíduo sob o qual pendia um mandado de detenção e condução ao Tribunal do Entroncamento.
Foram ainda identificados dois consumidores de estupefacientes e elaborados os autos para a Comissão de Dissuasão da Toxicodependência, em Santarém.
------------------------------------------

Desporto - Atletismo

Marroquino Yousef el Kalai e Clarisse Cruz foram os vencedores do GP do Cartaxo

Yousef el Kalai do FC Porto, em masculinos, e Clarisse Cruz do Sporting, em feminino, foram os vencedores da nona edição do “Grande Prémio Rui Silva”, realizado ontem à noite na cidade do Cartaxo.
O atleta marroquino dominou durante os 10 quilómetros da prova, gastando 28m41s minutos, com larga vantagem sobre Rui Pedro Silva, segundo colocado, com 29m28s, e o queniano Viktor Bitok, o terceiro mais rápido, que gastou 29m36s.
O atleta Rui Silva não acompanhou os primeiros, fazendo a prova num ritmo de treino e terminando na sexta posição, com 30m10s.
No sector feminino, Clarisse Cruz foi primeira a cortar a meta, com o tempo de 35m23s tendo Mónica Silva alcançado a segunda posição com 36m00s.

Classificações:
Masculinos:
1. Yousef el Kalai (FC Porto) 28.41
2. Rui Pedro Silva (Maratona) 29.28
3. Viktor Bitok (Quénia) 29.36
4. Licínio Pimentel (Conforlimpa) 29.37
5. António Travassos (Sporting) 29.50
6. Rui Silva (Sporting) 30.10

Femininos:
1. Clarisse Cruz (Sporting) 35.23
2. Mónica Silva (FC Porto) 36.00
3. Helena Sampaio (Maratona) 36.18
4. Ana Ferreira (Estreito) 36.53
5. Beatriz Cunha (Patameiras) 37.10
--------------------------------------

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sociedade

Alcanena: 35º Aniversário da "Revolução dos Cravos" - 25 de Abril

Para assinalar o 35º aniversário do 25 de Abril, A Câmara Municipal Alcanena vai assinalar o 35º Aniversário da Revolução dos Cravos com um programa de tributo ao “Poeta de Abril” – José Carlos Ary dos Santos.
Assim, amanhã dia 25 de Abril, pelas 21h30m, no Cine Teatro S. Pedro subirá ao palco QuimZé Lourenço e uma nova e consagrada geração de músicos portugueses que vão interpretar canções históricas como “Desfolhada Portuguesa”, “Canção de Madrugar”, “Cavalo à Solta”, “Tourada”, “Estrela da Tarde”, “Lisboa Menina e Moça”, o “Homem das Castanhas”, “Os Putos” e outras, que o poeta escreveu e foram cantadas por intérpretes da música português de qualidade.
Além daquele espectáculo, há outras actividades que a autarquia delineou para assinalar a data histórica da democracia portuguesa.
O início das comemorações está marcado para as 10:00h, nos Paços do Concelho, com o Içar Solene da Bandeira, Guarda de Honra pelos Bombeiros Municipais de Alcanena, Solta de Pombos e distribuição de cravos.
Também à mesma hora, na Praça 8 de Maio, decorrerão as actividades da Manhã Infantil e Desportiva, iniciativa dedicada aos mais novos que reúne um vasto rol de actividades, tais como corrida infantil, jogos tradicionais, corrida de sacos e ateliês.
A Sessão Solene Pública Comemorativa do 25 de Abril terá início às 11:30h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal Alcanena, do Presidente da Assembleia Municipal de Alcanena e representantes dos vários grupos políticos com assento na Assembleia Municipal.
-----------------------------------------

Vida Autárquica

Município de Ourém vai investir 8,3 milhões de euros em obras na freguesia de Fátima

O investimento que a Câmara de Ourém vai fazer na freguesia de Fátima incide substancialmente na requalificação do parque escolar e na requalificação de dez das principais vias de acesso e internas de Fátima, com um custo total de 8 milhões e 300 mil euros.
O centro escolar Beato Nuno, vai arrancar em breve, o centro escolar da Cova da Iria, a requalificação da Estrada de Minde, que já foi iniciada, a requalificação da estrada Ourém - Fátima e da estrada da Ortiga, são alguns dos projectos apresentados.
Referente à requalificação urbana da cidade de Fátima, o município anunciou a requalificação urbanística e arranjos nas seguintes vias localizadas no interior de Fátima: Rua Colégio de S. Miguel; Rua Arcanjo S. Miguel; Rua Anjo de Portugal; Rua S. José; Rua da Sagrada Família; Rua de Santa Isabel e Rua Moita Martinho.
Referente a vias de acesso a Fátima, a autarquia anunciou intervenções que passam pela colocação de esgotos, rede de águas, rede de telecomunicaçoes e pavimentação viária, nas seguintes vias: EN 356 que liga Ourém a Fátima; EM 559.1057.1058 – estrada da Ortiga e EN360 – estrada de Minde, que além destas infra-estruturas se incluirá uma ciclovia. A requalificação urbana da vila de Fátima fica orçada em mais de 4,7 milhões de euros.

Câmara assume obras no Aeródromo da Giesteira

Vítor Frazão informou que a pista da Giesteira, local onde se prevê futuramente a instalação do Aeródromo Regional de Fátima, foi alvo de uma vistoria que apontou para a necessidade de relocalização dos postos eléctricos da pista e existência de um acesso independente para combate a incêndios. O presidente da Câmara Municipal de Ourém revelou ainda que a autarquia “vai assumir essas responsabilidades”, numa obra cujo valor será de cerca de 25 mil euros.
----------------------------------------------

Ambiente

Comissão Parlamentar diz que solução para problemas do Alviela parece “encaminhada”

Após visita da Comissão Parlamentar de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território à região do Alviela na passada terça-feira, aquela Comissão acredita que a resolução do problema da poluição do Alviela “parece encaminhada”, mas quer saber “onde se vai buscar” os 6 milhões de euros da comparticipação nacional e local.
Mário Albuquerque, deputado social-democrata e vice-presidente da comissão, disse à agência Lusa que a visita que os deputados fizeram na passada terça-feira a Alcanena, onde tiveram contactos com a autarquia, AUSTRA e outras Associações Locais, serviu para ouvir as sensibilidades locais e conhecer “in loco” a situação da despoluição do Alviela, um problema “que se arrasta há várias décadas.”.
Aquele parlamentar, declarou que as candidaturas apresentadas ao QREN e o protocolo que o Ministério do Ambiente tem vindo a negociar com a AUSTRA e a Câmara Municipal de Alcanena parecem indicar “que as coisas estão encaminhadas”.
Contudo, a preocupação, segundo o deputado social-democrata, é saber onde se vão buscar os 6 milhões de euros necessários para cobrir a contrapartida nacional e local (de 30 por cento) que não é financiada pelo QREN, uma vez que, com a crise económica, os privados e o Estado também “não têm grandes possibilidades”.
A Comissão deslocou-se também ao Mouchão de Pernes, cujo projecto de recuperação se encontra em fase de abertura de propostas e adjudicação, o que deixou os deputados “satisfeitos”.
-----------------------------------------

Sociedade

Presidente da Câmara de Santarém promete enorme festa popular para comemorar 25 de Abril

Nesta noite de sexta-feira, 24 de Abril, a Parada da antiga Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, vai ser palco, de uma reconstituição histórica dos momentos que antecederam o 25 de Abril de 1974, através de um espectáculo multimédia.
Está montado um grandioso palco para um espectáculo que o presidente da Câmara Francisco Moita Flores, promete ser uma “grande festa popular”.
Apesar estar ainda a decorrer o processo de aquisição das instalações da EPC pela autarquia ao Estado, o município já possui o espaço, pelo que decidiu centrar aí as comemorações do 25 de Abril.
"Este ano a celebração será mais forte e mais simbólica porque vamos usufruir do espaço da Escola Prática e devolver este pedaço de memória às pessoas, celebrando aqui o início do processo democrático", afirmou o autarca.
Após um jantar que reunirá no refeitório da antiga EPC os oficiais do então Movimento das Forças Armadas, hoje agrupados na Associação 25 de Abril, vão ser recriadas, na Parada da EPC, cenas anteriores à Revolução de 1974 e as operações militares que levaram ao derrube do regime, numa inevitável evocação de Salgueiro Maia, que comandou "a força militar que entregou o poder ao povo".
------------------------------------------

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vida Autárquica

Executivo de Santarém aprova protocolo de cooperação no âmbito da investigação e conservação do ecossistema do rio Alviela com o ISPA

O Executivo da Câmara Municipal de Santarém aprovou, por unanimidade, a proposta de protocolo de cooperação no âmbito da investigação e conservação do ecossistema do rio Alviela com o ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada na sua Unidade de Investigação em Eco-Etologia, que “se dedica à investigação do comportamento, e da biologia dos organismos aquáticos”. O protocolo vai ter uma duração de um ano, sendo renovável automaticamente.
Segundo a proposta de protocolo, e considerando que o rio Alviela é um dos principais afluentes do rio Tejo, existindo nele espécies ameaçadas como a boga e a enguia e sabendo-se que no passado havia, ao longo do curso do rio, pesca do sável, as entidades decidiram assinar este protocolo, no sentido de preservar aquele importante símbolo de Santarém.
O ISPA, através da sua Unidade de Investigação em Eco-Etologia, vai empenhar-se em acções de conservação dos cursos de água, além de efectuar a reprodução de peixes em laboratório, para proceder ao posterior repovoamento do rio. Mais ainda, aquele Instituto irá, também, dar formação aos técnicos do município, para que após a conclusão do protocolo estes possam dar continuação ao trabalho.
--------------------------------------

Educação



Imagem:A.Anacleto
---------------------------------------
Alcanena teve colóquio sobre sexualidade

O Auditório do Cine Teatro S. Pedro de Alcanena, abriu ontem as portas para a realização de um Colóquio subordinado ao tema “Falemos de...SexualIdade”.
A sala, esteve repleta de alunos professores e técnicos das escolas Preparatórias e Secundárias do concelho, para auscultarem, dialogarem e debaterem assuntos relacionados com a temática dos comportamentos e prevenção da sexualidade.
Intervieram vários prelectores, entre os quais psicólogos que explanaram vários assuntos inerentes ao tema.
-------------------------------------

Ambiente

Crianças vão desfilar em Abrantes pelo Ambiente

Amanhã, sexta-feira, o Centro Histórico de Abrantes vai receber a partir das 10h00 cerca de 1800 crianças das Escolas Básicas e Jardins-de-infância do concelho, Integrando o desfile da flor. As crianças vão apresentar-se no desfile com adereços alusivos a temas relacionadas com a sustentabilidade tais como ambiente, reciclagem, energias alternativas ou alterações climáticas.
É uma iniciativa, organizada pela autarquia local, sendo as comunidades escolares desafiadas a utilizar, de forma criativa, materiais recicláveis nos adornos. As flores marcam também presença nas mãos das crianças que vão ser portadoras de 150 vasos de flores que foram entregues nas escolas para serem cuidadas ao longo de um mês.
Durante este dia, as mesmas flores vão ser plantadas em canteiros reservados para o efeito no Jardim da República, em pleno centro histórico. A acção pretende sensibilizar os mais jovens para a importância da preservação das plantas e do espaço público.
Após o desfile, haverá animação com um espectáculo onde actuará Carlos Alberto Moniz.
----------------------------------------------------

Sociedade

Trabalhador gravemente ferido numa pedreira de Alcanede

Ontem à tarde, um trabalhador de uma pedreira de Alcanede, ficou gravemente ferido ao ser atingido por pedras num rebentamento com explosivos. O operário sofreu várias fracturas e traumatismos, tendo sido transportado para o Hospital de Santarém.
---------------------------------------

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sociedade

Alcanena vai ter colóquio “Falemos de… Sexual Idade”

Numa iniciativa da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo (CPCJ) do Concelho de Alcanena, amanhã quinta-feira, a partir das 09:00h, o Auditório do Cine-Teatro São Pedro vai receber, o colóquio “Falemos de… Sexual Idade”.
A Sessão Solene de Abertura terá lugar às 9:30h e será presidida pelo Ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, contando também com as presenças da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, do Presidente da Câmara Municipal Alcanena, Luís Azevedo, da Directora Regional do Instituto Português da Juventude, Heliana Vilela, da Directora da Segurança Social de Santarém, Anabela Rato e do Presidente da CPCJ de Alcanena, Artur Simões Rodrigues.
A iniciativa vai reunir alunos do 9.º ano de escolaridade do Agrupamento Vertical de Escolas de Alcanena e do Agrupamento de Escolas de Minde e ainda alunos do 9.º ano do ensino secundário da Escola Secundária de Alcanena, onde se espera um “diálogo” forte sobre o tema, coordenado por vários técnicos da especialidade.
N a segunda parte dos trabalhos que serão reiniciados às 14:30h, será a vez da realização de outro “diálogo”, desta feita com os adultos, que contará com o mesmo painel de coordenadores intervenientes.
----------------------------------------

Economia

Economistas Daniel Bessa e Silva Lopes vão apresentar ideias para combater a crise em Abrantes

Organizado pela Associação Portuguesa de Cidadania Activa, os economistas Daniel Bessa e Silva Lopes vão ser os oradores principais do debate intitulado “Como responder à actual crise” que se realiza na próxima quinta-feira, 23 de Abril, no auditório da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, às 21h00. O debate está integrado no quadro das iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas na promoção e participação dos cidadãos na vida da sociedade.
----------------------------------------

Ciência

Alunos do Instituto Politécnico de Tomar criam moto-eléctrica

Alunos de Engenharia Electrotécnica do Instituto Politécnico de Tomar desenvolveram um projecto de uma moto-eléctrica.
Na próxima 5ª feira, dia 23, pelas 15:00h, será a apresentação pública do test-drive da moto-eléctrica - DEE-IPT
É uma iniciativa inserida na Festa da Ciência, Cultura e Tecnologia ´09, que tem lugar no Campus do IPT.
O veículo eléctrico de duas rodas foi feito com base num quadro de uma Flandria SP747 do ano de 1974 e desenvolvido por um grupo de docentes e alunos do Departamento de Engenharia Electrotécnica daquela Escola Superior de Tecnologia .
O trabalho foi coordenado pelos Professores Pedro Granchinho, Carlos Ferreira e Hugo Ribeiro.
O protótipo foi iniciado em 2007 pelos alunos Hugo Pestana e Hugo Guilherme inserido, como trabalho de final de curso. O veículo é alimentado por duas baterias que fornecem energia a um motor eléctrico, atingindo uma velocidade máxima de 60 km/h e uma autonomia estimada para 60 km.
----------------------------------------------

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Economia

Foi dado à Administração da Drink-IN vinte e cinco dias para apresentar plano de recuperação da empresa

Os credores da empresa Drink-In, que detém a marca de cervejas Cintra, aprovaram no Tribunal de Santarém durante a primeira assembleia de insolvência da empresa, esperar até ao próximo dia 15 de Maio para que a actual administração da empresa apresente um plano de recuperação.
Foi apresentado uma proposta do administrador de insolvência, nomeado pelo tribunal, caso a administração da Drink-In não apresente um projecto ou manifeste a intenção de o não fazer, será então cessada a actividade da fábrica localizada em Santarém e vendido o património para pagar as dívidas que ascendem a um total de 82 milhões e 900 mil euros.
O administrador de insolvência, Jorge Seiça Calvete, disse na assembleia de credores realizada hoje, segunda-feira, que está crente que a administração da empresa vai apresentar um plano (que permita manter a empresa em laboração) e que há condições para viabilizar a fábrica. Até lá mantêm-se em funções os actuais administradores da Drink-In e a fábrica continuará a laborar. Aquele administrador realçou ainda que a actividade neste momento está a ser assegurada com o apoio da banca, nomeadamente através do BCP que é um dos maiores credores.
--------------------------------

domingo, 19 de abril de 2009

Desporto - Futebol

Campeonato Nacional da II Divisão, sétima jornada da Fase de Subida – Série C

Fátima tem praticamente assegurado a subida de divisão ao derrotar em casa o Operário dos Açores por três bolas a zero. O Monsanto, não foi além de um empate a uma bola em casa, perante o Pampilhosa.

Resultados:
União da Serra-Tourizense, 1-0
Fátima-Operário, 3-0
Monsanto-Pampilhosa, 1-1

Classificação:
1. Fátima, 38
2. Tourizense, 29
3. Pampilhosa, 29
4. União da Serra, 28
5. Monsanto, 22
6.Operário, 19

Na III Divisão, o Torres Novas empata em casa com o Caldas a zero bolas, ocupando o ultimo lugar na tabela classificativa com doze pontos.

Resultados:
Torres Novas-Caldas, 0-0
Penamacorense-Unhais Serra, 0-0

Classificação:
1. Penamacorense, 22
2. Unhais Serra, 21
3. Caldas, 17
4. Torres Novas, 12
-----------------------------------------------

Saúde

Concelho de Rio Maior vai ter Unidades Móveis de Saúde

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Francisco Pizarro, presidiu, na passada sexta-feira, dia 17 de Abril, à apresentação das duas Unidades Móveis de Saúde (UMS) que se destinam a melhorar a cobertura de cuidados de saúde no concelho de Rio Maior. As Unidades Móveis de Saúde, que entrarão brevemente a funcionar no concelho de Rio Maior, são carrinhas que estão devidamente apetrechadas com tecnologia de ponta para poderem realizar exames complementares de diagnóstico, tais como análises clínicas, electrocardiogramas, exames respiratórios, de visão, assim como executar tratamentos de enfermagem, consultas médicas e rastreios.
Além daqueles valimentos, as Unidades Móveis de Saúde estão também preparadas para prestar apoio social à população, nomeadamente à mais idosa, através da presença de um profissional especializado que integrará a equipa das UMS sempre que necessário.
---------------------------------------

Economia

Há descontentamento no tarifário criado pela "Águas do Ribatejo "

Já surgiram as primeiras reacções políticas adversas ao novo tarifário de água e saneamento implementado pela Águas do Ribatejo nos concelhos da Lezíria do Tejo. O candidato do PS à Câmara de Salvaterra de Magos classifica os novos preços como “uma violência inaceitável”. O PSD de Coruche lançou um comunicado que naquele concelho o aumento mínimo é de 20 por cento e responsabiliza o actual presidente da câmara, o socialista Dionísio Mendes, que faz parte também da Administração das Águas do Ribatejo.
A entrada em funcionamento da empresa intermunicipal que agrega seis municípios (Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos) motivou a criação de um tarifário único nesses concelhos, que até aí tinham tabelas distintas em cada concelho. Enquanto nalguns concelhos, como Alpiarça, o novo tarifário caracteriza uma descida média de 12,5 por cento no preço da água, noutros, como é o caso de Salvaterra de Magos e Chamusca, os aumentos nas facturas vão ultrapassar os cem por cento. Já que aí a conta mensal da água era pouco menos que simbólica.
---------------------------------------

Vida Laboral


Trabalhadores da Platex concentram-se amanhã em protesto em frente das instalações da empresa em Tomar

Cerca de 240 trabalhadores da fábrica Indústrias de Fibras e Madeiras de Tomar (Platex) vão concentrarem-se amanhã, segunda-feira, à porta das instalações da empresa. Recorde-se que a aquela empresa parou a sua produção no início do mês e vai continuar suspensa, pelo menos, até ao próximo dia 27. A concentração realiza-se para demonstrar a preocupação dos trabalhadores quanto ao futuro e simultaneamente alertar para a gravidade da situação laboral que se vive na empresa. Na passada quinta-feira, os trabalhadores receberam mais uma “tranche” de 250 euros correspondentes ao valor do salário de Março que deverá ser liquidado, na totalidade, até ao final deste mês.
Aquilino Coelho, do Sindicato da Construção, Cerâmica e Vidro, disse, que “A Platex tem encomendas mas falta injecção de capital para que possa trabalhar em pleno”, após ter reunido na última sexta-feira com a administração. O responsável sindical informou ainda que o administrador da empresa, Themudo Barata, vai reunir-se na terça-feira, 21, com o Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação.

-----------------------------------

sábado, 18 de abril de 2009

Politica Autárquica

Preocupação com possível encerramento da Manutenção Militar no Entroncamento

Esta manhã, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal do Entroncamento, uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda, onde se manifestava a preocupação com o futuro de cerca de setenta postos de trabalho na Manutenção Militar do Entroncamento. “O recente anúncio da atribuição aos trabalhadores da MM do estatuto do funcionalismo público corresponde a uma aspiração muito antiga. Já a notícia de que está em curso um estudo que poderá levar ao encerramento das instalações daquela Manutenção Militar vem justificar as maiores apreensões”, pode-se ler no documento aprovado.
---------------------------------------------

Politica Autárquica

António Carmo é candidato do PS à Câmara de Santarém

António Carmo foi votado na reunião da Comissão Política Concelhia de Santarém do PS, realizada ontem à noite como candidato à presidência da Câmara Municipal de Santarém, nas próximas eleições autárquicas.
O candidato recebeu trinta e sete votos a favor, quatro brancos e nenhum contra. Havia quarenta e cinco militantes com direito a voto, tendo votado quarenta e um.
António Carmo, exerce actualmente funções de Director da Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo. É professor de carreira, foi responsável distrital do Inatel e da Segurança Social.
----------------------------------

Cultura e Lazer

Nova confraria gastronómica esta a ser formada em Alcanena

Luís Azevedo, presidente da autarquia de Alcanena informou a vereação que está a ser criada uma nova confraria gastronómica, adiantando ainda que os dinamizadores desta nova organização solicitaram à Câmara para que fosse fiel depositária, ou seja, que colhesse os valores dos donativos auferidos junto de empresas e instituições, até à sua constituição legal. Isto contribui para que os patrocinadores da confraria não percam os direitos aos benefícios fiscais obtidos com os seus donativos, uma vez que, o dinheiro é oferecido para fins culturais. A decisão foi aprovada por unanimidade.
--------------------------------------------------------

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ambiente

Ministério do Ambiente exige solução para ETAR dos Carochos em Abrantes

O Ministério do Ambiente considerou "insustentável" que a ETAR dos Carochos, em Abrantes, despeje directamente para o Tejo, e levantou um auto de notícia à Câmara.
Simultaneamente, segundo fonte da Administração da Região Hidrográfica do Tejo, o Ministério notificou a autarquia no passado dia 27 de Março, dando-lhe um prazo de 20 dias úteis para que apresente uma proposta de solução para o problema.
Entretanto, na resposta a um requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda em Fevereiro, o Ministério do Ambiente refere que, “após visita dos serviços de fiscalização foi mesmo constatada a situação de abandono que a ETAR dos Carochos se encontra.
O efluente é encaminhado presentemente para a zona da ETAR através de emissário e encaminhado por tubagem em muito mau estado para uma linha de água afluente do rio Tejo, pode ler-se no documento, que acrescenta que “a ETAR, pertença da Câmara de Abrantes, está fora de serviço por abandono, denotando um avançado estado de degradação”.
O Ministério da tutela, “considera que se trata de uma situação de infracção, pelo que foram desencadeados os mecanismos legais para repor a legalidade da situação”, acrescentando ainda que oficiou a Câmara, “dando-lhe um prazo de vinte dias para apresentar uma proposta de solução que permita resolver esta situação", que considera "insustentável”.
Nelson de Carvalho, presidente da autarquia, disse à agência Lusa que este “é um procedimento normal”, justificando as anomalias verificadas na ETAR dos Carochos com “um processo judicial que se arrasta há dez anos”, entre o município e a empresa construtora. Disse ainda que “a autarquia poderá optar por construir uma nova ETAR ou por construir uma estação elevatória que reconduza os esgotos para a estação geral de tratamento”.
É possível que, esta seja a melhor opção, por ser mais rápida e mais barata e permitir um nível de tratamento mais elevado”, disse o autarca abrantino.
Mais afirmou Nelson de Carvalho "que é necessário estabelecer ainda um acordo com a empresa concessionária”, adiantando que o processo deverá ser lançado ainda no corrente ano.
-------------------------------------------------

Sociedade

Deputados do PSD entregam no Parlamento requerimento questionando o Governo sobre situação de empresas em Tomar

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo Santarém questionaram o Governo sobre os apoios que podem ser dispensados, “em tempo útil”, à Platex e à Valbopan, e qual a estratégia governamental para o sector das madeiras.
No requerimento apresentado no Parlamento, e dirigido ao ministro da Economia, os deputados daquele partido, Vasco Cunha, Miguel Relvas e Mário Albuquerque declaram que esta é a “maior empregadora do concelho” de Tomar, assegurando 240 postos de trabalho.
Os deputados destacam ainda o “factor importante no campo da exportação” tanto da IFM como da outra empresa do grupo, a Valbopan, Fibras de Madeira, em Famalicão da Nazaré, esta englobando 70 trabalhadores.
Segundo os deputados social democratas ambas as empresas necessitam de “apoio para ultrapassar a conjuntura mantendo o emprego, nomeadamente pela possibilidade, já existente noutros sectores, de requalificar os seus trabalhadores”.
---------------------------------------

Sociedade

Inspecção detectou algumas irregularidades na câmara de Alcanena

Segundo notícia o jornal “O Torrejano”, um técnico das Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) examinou os serviços de urbanismo da Câmara Municipal de Alcanena, e detectou algumas irregularidades.
O Presidente do executivo, diz que os cinco casos questionados pelo investigador estavam relacionados com obras privadas, mas não mancham o trabalho dos serviços do município “O trabalho não é imaculado mas a inspecção considerou positivo o trabalho”, referiu Luís Azevedo. O inspector terá até solicitado alguns modelos de gestão para implementar noutras autarquias, caso seja necessário, adiantou aquele autarca.
-------------------------------

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vida Sindical

Transcrevemos na íntegra uma "Nota à Comunicação Social", enviado pela União de Sindicatos de Santarém, com solicitação de publicação.
----------------------------------------
Nota à Comunicação Social
16/04/2009
CONFIRMAM-SE OS PIORES RECEIOS DA CGTP-IN
SALÁRIOS EM ATRASO CONTINUAM POR PAGAR
AUMENTA O NÚMERO DE POSTOS DE TRABALHO AMEAÇADOS
USS/CGTP-IN PROPÕE OPERAÇÃO INTEGRADA PARA O DISTRITO
Na reunião ocorrida no dia 15 de Abril no Governo Civil, a USS/CGTP-IN, teve a confirmação dos seus piores receios:
1. O governo nada faz para contrariar as tendências de agravamento da situação com que se debatem dezenas de empresas, dando mostras de que só está empenhado em "remediar"algumas situações por causa dos ciclos eleitorais que se aproximam;
2. O distrito de Santarém está profundamente afectado pelos efeitos da crise do sistema capitalista e, apesar do número de postos de trabalho ameaçados ser preocupante, os dinheiros públicos são canalizados para sectores e empresas de duvidoso interesse nacional;
3. Aquilo que é conhecido, só por si, justifica a concretização da criação dum Grupo de Trabalho do Ministério da Economia e do Trabalho para, no terreno, com os parceiros sociais, avaliar e propor medidas de salvaguarda do emprego – tal como consta do pacote de medidas que no inicio de Março a USS/CGTP-IN entregou ao Nersant e ao Governo Civil e que, estes, convenientemente, querem ignorar;
4. A situação da IFM é sintomática da ganância do sector privado financeiro que – sendo em grande parte responsável pela crise, nada faz para ajudar a resolver problemas que criou. A IFM não tem simplesmente acesso a dinheiro para comprar matérias prima porque encomendas afirmam ter e por isso tem a produção parada;
5. A generalização dos problemas, exige a imediata tomada de medidas para a elaboração duma Operação Integrada no distrito, tal como a USS/CGTP-IN defendeu na reunião do dia 15 de Abril, bem como, o apuramento de responsabilidades sobre a situação em que muitas empresas se encontram, nomeadamente, as dezenas de insolvências já requeridas só no 1º trimestre do corrente ano;
6. De facto, o Estado de Direito, exige que se adoptem medidas e politicas que separem "o trigo do joio", que acautelem as empresas e os cidadãos cumpridores e obriguem os incumpridores a assumirem as suas responsabilidades – quer sejam nacionais ou estrangeiros.
A Direcção
------------------------------------------------------------

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cultura e Lazer

Orquestra Típica de Ourém apresenta novo CD

Inserido na FESTAMBO (Festival de Música e Dança da Academia de Música Banda de Ourém) a Orquestra Típica de Ourém irá apresentar no dia 19 de Abril (domingo), na Quinta da Alcaidaria-mor, em Ourém, o seu mais recente trabalho discográfico intitulado “MEMÓRIAS”. É um trabalho com arranjos do maestro José António Santos, baseado numa pesquisa de temas tradicionais, da anteriormente designada província da Alta Estremadura, junto de vários grupos etnográficos do concelho de Ourém. Os temas, foram recolhidos nas freguesias de Fátima, Olival, Freixianda e Nossa Senhora da Piedade - Ourém, cujos arranjos foram adaptados para orquestra.
O programa de apresentação deste trabalho terá início pelas 17h, com uma mostra etnográfica através de representações de ofícios antigos, danças, cantares e algumas iguarias gastronómicas, em colaboração com alguns dos ranchos que foram parceiros neste projecto. Pelas 19h, será o concerto da Orquestra Típica com a apresentação do reportório que consta no CD “Memórias”.
----------------------------------------------

Política Autárquica

Paulo Fonseca é candidato do PS à Câmara de Ourém

A comissão política concelhia de Ourém do PS, aprovou por unanimidade em reunião realizada ontem terça-feira, 14 de Abril o nome do actual governador civil de Santarém, Paulo Fonseca, para candidato do PS à Câmara Municipal de Ourém nas próximas eleições autárquicas.
Paulo Fonseca disse à agência Lusa, que decidiu ser cabeça de lista pelo PS por existir, neste momento, “uma situação de emergência no concelho”. “É preciso, de uma vez por todas, abdicarmos de tudo a favor de resolvermos os problemas da nossa terra”, sublinhando ainda que a recandidatura à Câmara se deve igualmente aos pedidos do partido e de muitos cidadãos anónimos.
----------------------------------------

Economia

Platex suspendeu a produção por incapacidade financeira

Jorge Themudo Barata, Presidente do Conselho de Administração da Platex, (IFM), de Tomar, disse à agência Lusa que a empresa parou a produção no início do mês, por "incapacidade financeira" para manter a laboração. Aquele administrador declarou que a empresa está a procurar financiamentos junto de uma instituição financeira para suportar os prejuízos que a IFM está a sofrer.
A estimativa aponta para 3,3 milhões de euros este ano motivado pela forte quebra de encomendas e dos preços no mercado, que se começaram a sentir a partir de Outubro de 2008.
Jorge Themudo Barata, frisou que a empresa, essencialmente virada para a exportação, "tem mercado" e descartou qualquer intenção de reduzir o efectivo de 240 trabalhadores, considerado essencial para assegurar a competitividade que acredita que a IFM voltará a ter, quando for ultrapassada a fase difícil que a empresa atravessa.
Nesse contexto, a empresa espera que o Estado ajude a manter os postos de trabalho, estando a envidar esforços para que metade dos trabalhadores seja inserido nos programas de formação anunciados pelo Governo.
Afirmou ainda aquele dirigente da empresa que "o Governo tem que ajudar mais as empresas", lamentando que as ajudas anunciadas não estejam a chegar às empresas.
Particularmente, criticou o facto de as instituições financeiras, apesar de responsáveis pela crise, não estarem a ajudar a economia real, criando muitas dificuldades na concessão de créditos.
--------------------------------

Sociedade

PSP alerta para canetas que se usa ao assinar documentos e cheques

A PSP lançou um alerta, que existem canetas no mercado, cuja tinta pode ser apagada depois de escrita. Estas esferográficas podem ser usadas em burlas como falsificações de cheques ou outros documentos
As autoridades dizem que há registo pelo menos de um caso em que uma caneta, cuja tinta pode ser apagada, foi usada na falsificação de um cheque, tendo sido alterado o valor.
As canetas funcionam normalmente como qualquer outra e contêm um tipo especial de tinta que facilmente se apaga com uma borracha incorporada na tampa.
A PSP alerta ainda para que quem assine documentos ou cheques use a sua própria caneta. Deve ainda traçar os cheques e não deixar qualquer espaço em branco. A polícia aconselha também se for possível, que se fique com cópias dos cheques e documentos que forem preenchidos e assinados.
---------------------------------------

Sociedade

Caixas de correio assaltadas em Tomar e Torres Novas

Em Tomar uma caixa de correio da Estação dos CTT, foi arrombada na madrugada de segunda-feira, desaparecendo toda a correspondência que ali tinha sido depositada durante o fim-de-semana. Uma fonte do Comando Distrital da PSP de Santarém disse que este não foi o único caso na região. Também na cidade de Torres Novas, também outras quatro caixas de correio foram vandalizadas. Presume-se que os larápios, pretendiam encontrar cheques, dinheiro ou vales de correio enviados durante a época de Páscoa. A Brigada de Investigação Criminal da PSP de Tomar esteve nos locais a recolher impressões digitais e outros elementos para tentar encontrar o rasto aos autores do roubo.
Uma fonte dos CTT, disse, que não é permitido o envio de qualquer valor através de correspondência. Se acontecer algum extravio, os lesados não podem reclamar os valores monetários da correspondência que desapareceu, a não ser que seja de um valor declarado.
-----------------------------------------

terça-feira, 14 de abril de 2009

Acidente

Atropelamento nas portagens de Torres Novas

Na manhã desta terça – feira uma funcionária da Brisa ficou gravemente ferida ao ser atropelada quando atravessava a faixa da Via Verde no nó de acesso da A23 à A1 em Torres Novas.
Segundo informação do Centro Distrital de Operações de Socorro, o acidente deu-se no sentido A1/A23, tendo a funcionária sido transportada para o hospital de Torres Novas.
No local estiveram duas viaturas e quatro bombeiros das corporações de Pernes e Torres Novas, e elementos do Destacamento de Trânsito da GNR de Santarém.
----------------------------------------

Sociedade

Câmara de Santarém assume os custos da digitalização de todas as edições do Jornal "Correio do Ribatejo", quando o Jornal comemora 118 de existência

O município de Santarém assina hoje um protocolo com o "Correio do Ribatejo" para a digitalização de todos os números do jornal desde a sua fundação, a 9 de Abril de 1889.
O director daquele semanário, Paulo Narciso, disse à agência Lusa que, desde que assumiu a direcção do jornal, em 2001, tem manifestado a vontade de "salvaguardar o jornal do desgaste do papel e do tempo", mas só o actual executivo municipal respondeu em concreto, assumindo os custos do projecto.
Tendo em conta o enorme volume de jornais editados ao longo de 118 anos - com publicação semanal ininterrupta, apesar das crises, como a do papel em 1910 (que levou a que o jornal apenas editasse meia página) -, a digitalização está a decorrer de forma faseada, disse.
Até ao momento, foram digitalizadas 10 mil páginas (do período de 1889 a 1931).
Com a concretização da digitalização da colecção do jornal, vai ser possível aceder a todos os números sem excepção, com a vantagem de poderem ser feitas impressões.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cultura e Lazer



Imagem:A.Anacleto
-----------------------------------
Milhares de pessoas nas Festas de Constância

Milhares de forasteiros acorreram hoje à vila de Constância para contemplarem a ornamentação das ruelas floridas da vila e também visitarem os vários espaços gastronómicos e de artesanato que representavam diversas regiões do país.
O momento forte da tarde foi as actividades religiosas. Mais uma vez, se realizou a procissão em louvor de Nª Sr.ª da Boa Viagem, com a habitual bênção dos barcos, onde elevado número de embarcações se incorporaram no leito dos rios Tejo e Zêzere, culminando estas com a bênção das viaturas na praça histórica da vila.
--------------------------------------------

Política Autárquica

Joaquim Condeço, vereador do PS na Câmara da Chamusca demite-se

O vereador do PS na oposição na Câmara da Chamusca, Joaquim Condeço, demitiu-se do cargo por discordar com a decisão da concelhia do seu partido de escolher outro nome para a candidatura à presidência do município nas autárquicas deste ano. A figura escolhida por aquela concelhia é Joaquim Garrido, uma pessoa afecta ao PCP. Condeço diz que o projecto político do PS na Chamusca iniciado há oito anos “morreu” e que a candidatura encabeçada pelo empresário Joaquim Garrido não pode seguir a estratégia que tinha sido definida para o concelho pelos militantes socialistas.
Joaquim Condeço, que nas últimas eleições autárquicas foi o número dois da lista encabeçada por Fernando Pratas, deixa as funções a partir da próxima quinta-feira, 16 de Abril, participando ainda na reunião do executivo camarário de quarta-feira na qual vai fazer as despedidas. Simultaneamente aquele vereador renunciou também às suas funções políticas na concelhia do PS da Chamusca, destacando que não tem condições para se manter na política activa por não se identificar com a escolha do candidato Joaquim Garrido.
------------------------------------------

Cultura e Lazer

Jacinta apresenta “Songs of Freedom” no Teatro Virginia em Torres Novas

Jacinta apresenta-se no Teatro Virgínia no próximo sábado dia 18 de Abril às 21h30, onde exibirá temas do novo disco “Songs of Freedom”. Será um espectáculo irreverente e surpreendente, Jacinta apresenta, em “Songs of Freedom”, uma simbiose do jazz com temas célebres dos anos 60, 70 e 80. De Ray Charles a U2, passando por James Brown, Nina Simone, Bob Marley, Beatles, Beach Boys, Stevie Wonder, Prince, Bee Gees e Bobby Mcferrin.
Jacinta, considerada a “melhor jovem artista de jazz do continente europeu em 2007”, promete revelar todo o seu potencial enquanto intérprete, evidenciando a sua voz umas vezes portentosa, outras delicada e, sobretudo, a sua competência ao nível do swing.
-------------------------------------

Saúde

PCP quer esclarecimento sobre suspensão de consultas médicas em Montalvo

António Filipe, deputado do Partido Comunista Português, enviou uma pergunta à Assembleia da República onde pretende esclarecer junto do Ministério da Saúde quais as medidas que vão ser tomadas no concelho de Constância da fim de ser assegurado à população de Montalvo novamente a ter médico de família..
A origem deste pedido de esclarecimento foi baseado num aviso colocado na porta da Extensão de Saúde de Montalvo, onde se avisa a população desta freguesia que os utentes daquele posto de saúde, vão deixar de ter consultas médicas por período de tempo indeterminado por motivo de doença do médico.
São cerca de 1300 utentes que vão ser obrigados a fazerem deslocações para o Centro de saúde de Abrantes, diz o PCP.
Na carta enviada por aquele partido ao Ministério da Saúde e à Assembleia da Republica, pode ler-se que, em 2008, o concelho de Constância, apresentava uma panorama muito favorável quanto a recursos médicos disponíveis tendo em conta a situação do país.
-------------------------------------------

Cultura e Lazer

Actor Carlos Miguel regressa à vida artística

O actor Carlos Miguel, conhecido do grande público pelo “Fininho”, é convidado da “Cabana dos Parodiantes, em Salvaterra de Magos, na próxima 5ª feira, dia 16 de Abril.
Foi muito cedo que Carlos Miguel se ligou ao teatro. Foi na revista à portuguesa e na comédia que marcou a sua carreira. No concurso “1 2 3”, apresentado por Carlos Cruz, “Fininho” tornou-se popular ao apresentar as rábulas naquele espaço televisivo.
Depois daquela experiência na televisão regressou com enormidade aos palcos, sendo inclusive cabeça de cartaz em várias revistas e comédias à portuguesa. No entanto, teve problemas de saúde que o afectaram dos palcos. Actualmente encontra-se recuperado e a residir numa freguesia do concelho de Salvaterra de Magos.
-------------------------------------------

domingo, 12 de abril de 2009

Cultura e Lazer

Sérgio Godinho actua no Teatro Sá da Bandeira em Santarém

O músico e compositor Sérgio Godinho vai estar no Teatro Sá da Bandeira em Santarém no próximo sábado, dia 18 pelas 21h45 para um concerto único. Sérgio Godinho considerado um dos mais importantes músicos da história portuguesa, vai apresentar o seu disco, “Nove e Meia no Maria Matos”, que foi gravado no Teatro Maria Matos por ocasião dos concertos ocorridos entre os dias 16 e 20 de Maio de 2007, com espectáculos completamente esgotados.
Este trabalho teve como ponto de partida o último disco de originais de Sérgio Godinho, "Ligação Directa", editado no final de 2006, escolhido como Disco do Ano, pelo Blitz e Globo de Ouro para Melhor Intérprete Individual, da SIC, desse ano.
----------------------------------

sábado, 11 de abril de 2009

Desporto - Futebol

Jornada proveitosa para as equipas Ribatejanas no Campeonato Nacional da II Divisão – Série C - Fase de Subida

Monsanto foi aos Açores vencer o Operário por 1-2, enquanto pelo continente, o Fátima foi a Touriz empatar com a equipa local a duas bolas, na sexta jornada do campeonato nacional da II Divisão – Fase de Subida

Resultados:
Pampilhosa 0 - 0 União da Serra
Operário 1 - 2 Monsanto
Tourizense 2 - 2 Fátima
----------------------------------------

Desporto - Atletismo



Imagem:A.Anacleto
------------------------------------
Povo saiu à rua em Constância para aplaudir atletas do 22º Grande Prémio de Atletismo
Os aguaceiros que cairam esta manhã durante a realização do 22º Grande Prémio de Atletismo de Constância, integrado nas Festas do Concelho, não afastou o povo de sair às ruas floridas, para aplaudir os atletas que se deslocaram a aquela vila histórica ribatejana.
Cerca de oitocentos atletas estiveram presentes na prova, onde se notou a ausência de nomes sonantes do atletismo português, tendo vencido pelo segundo ano consecutivo no escalão maior (Seniores Masculinos) o atleta Daniel Martins do Núcleo Sportinguista da Lourinhã que fez o tempo de 31m42s para percorrer os dez quilómetros da prova, ficando João Vieira na segunda posição a quinze segundos.
Em femininos venceu Carolina Reis do Turma C, com o tempo de 39m45s, deixando a mais de três minutos a segunda classificada Carina Matias do Atlético Marinhense.

Classificações:
Seniores Masculinos:
1- DANIEL MARTINS - 00:31:42 - NUCLEO SPORTINGUISTA LOURINHÃ
2- JOAO VIEIRA - 00:31:57 - INDIVIDUAL
3 - MIGUEL SILVA - 00:32:04 - UNIAO DESP. REC. DA ZONA ALTA
4 - NUNO VARELA - 00:32:24 - CLUBE DE ATLETISMO DA BARREIRA
5 - TIAGO MARQUES - 00:32:24 - CLUBE 2A POMBAL
Seniores Femininos:
1 - CAROLINA REIS - 00:39:45 - TURMA C
2 - CARINA MATIAS - 00:43:22 - ATLETICO CLUBE MARINHENSE
3 - MARTA FONSECA - 00:43:51 - INDIVIDUAL
4 - PATRICIA FERREIRA - 00:45:26 - UNIAO DESP. REC. DA ZONA ALTA
5 - PATRICIA CASALINHO - 00:46:35 - GRUPO DESP.REC. DAS FIGUEIRAS
----------------------------------------

Desporto - Futebol

Alcanenense baqueou em casa perante o Riachense

Riachense foi vencer ontem o Alcanenense por 0-1 no Campeonato de Honra da Associação de Futebol de Santarém. O único golo da partida foi apontado por Bruno Lemos, na marcação de um livre, à meia hora de jogo. No campo da Pinheira o Assentis bateu o Porto Alto por 5-3. Em terras de Amiais de Baixo, a equipa da casa bateu o Fazendense por 2-1. Lá mais para o sul ribatejano o U. Tomar foi vencer em Samora Correia por 1-2. Na série de manutenção o Ferroviários derrotou o Ferreira do Zêzere por 2-0.
----------------------------------------

Vida Religiosa

Via-sacra juntou cerca de 1500 fiéis em Ourém

Ontem na zona histórica de Ourém, cerca de mil e quinhentas pessoas assistiram à encenação da Via-sacra.
Foi mais uma organização da Câmara Municipal que vem a ser repetida há onze anos e que tem como cenário o Castelo de Ourém.
Oitenta figurantes residentes na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias recriaram os últimos momentos da vida de Jesus preenchendo um cartaz turístico que se vai acentuando ano após ano nas ruelas daquela povoação.
O Director do Departamento de Educação, Cultura e Acção Social da edilidade Ouriense, Mário Catarino, afirmou que “são pessoas, desde crianças e até com 80 anos, que repetem a sua presença na Via-sacra”, sublinhando ainda o carácter “amador” do evento. O responsável da Cultura do Concelho, mais adiantou que a Via-sacra tem “a colaboração de muitos voluntários que dão o seu tempo graciosamente na preparação da actividade religiosa”.
A encenação da Via-sacra terminou com a procissão do enterro, até à Colegiada, acompanhada por marcha fúnebre culminando com uma cerimónia litúrgica presidida pelo pároco de Nossa Senhora das Misericórdias.
----------------------------------------------

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sociedade

ASAE encerra doze grandes superfícies comerciais que estavam abertas fora do horário, entre eles, um em Santarém

Segundo informação da agência Lusa, a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) encerrou hoje doze grandes superfícies comerciais por estarem abertas ao público depois das 13h00, contrariando o disposto na lei para um dia feriado, e aplicou-lhes coimas que podem ir até aos 25 mil euros.
Uma fonte da ASAE afirmou - "Encerrámos hoje 12 grandes superfícies que, por terem mais de dois mil metros quadrados, tinham de encerrar às 13h00, recusando-se a mesma fonte divulgar o nome dos estabelecimentos.
No entanto, a Lusa apurou que a ASAE encerrou dois Intermarché (em Reguengos de Monsaraz e Montemor-o-Novo), quatro Macro (Palmela, Coimbra, Maia e Guia no Algarve) e uma loja da Moviflor em Santarém.
Os inspectores da ASAE encontraram ainda a laborar fora do horário legal quatro pontos de venda da cadeia Recheios (Coimbra, Aveiro, Faro e Ferreiras) e um da E.Leclerc na Figueira da Foz, que também foram encerrados.
Segundo a lei, os doze estabelecimentos em causa incorrem em multas entre os 2400 euros e os 25 mil euros.
-----------------------------------------------

Cultura Gastronómica

Ainda está a tempo de saborear a gastronomia do “XV Mês do Sável e da Lampreia”

O Sável e a Lampreia têm vindo a animar a gastronomia do concelho de Vila Nova da Barquinha, que se prolongará até ao próximo Domingo, 12 de Abril.
É uma parceria da Câmara Municipal, com os restaurantes do concelho, o qual promovem, pela 15ª vez consecutiva, mais uma edição do “Mês do Sável e da Lampreia”.
Apesar da crise económica, têm sido ultrapassadas as expectativas ao número de pessoas que tem visitado o concelho de Vila Nova da Barquinha para apreciar Sável e Lampreia.
Banhado por três rios (Tejo, Zêzere e Nabão), o concelho da Barquinha, tem a sua história e cultura ligados à actividade piscatória, assim como à tradição gastronómica.
Açorda de Sável e Arroz de Lampreia são algumas iguarias com tradição secular em Vila Nova da Barquinha, que tem vindo a ser apreciadas, nos oito restaurantes aderentes – “Almourol”, “Chico”, “Ikaru’s”, “Palmeira”, “Soltejo”, “Stop”, “Tasquinha da Adélia” e Trindade.
----------------------------------------------

Associativismo

Concelho de Alcanena vai ter “Encontro de Colectividades”

No próximo dia 18 de Abril, vai realizar-se no Auditório Municipal de Alcanena o “Encontro de Colectividades”. Este ano, o encontro será subordinado ao tema "Formar e Qualificar para Melhor Dirigir".
O “Encontro de Colectividades do Concelho de Alcanena” destina-se exclusivamente a membros e representantes das colectividades do concelho.
------------------------------------

Cultura

Padre Borga apresentou livro na Biblioteca de Torres Novas

“As Minhas Orações” é o título do novo livro do Padre José Luís Borga que foi apresentado na Biblioteca da cidade Torrejana.
É um livro dedicado para crianças, mas com leitura aconselhada a todos os adultos, disse o Padre Borga, referindo-se ao livro da sua autoria, que foi apresentado no Dia Internacional do Livro Infantil.
Pedro Canais, primo de José Luís Borga, foi quem teve a responsabilidade de o apresentar perante uma plateia composta maioritariamente por crianças. O autor da Lenda de Martim Regos considerou o livro de orações ”simpático, oportuno, e de fácil leitura”.
----------------------------------------------

Sociedade

Comissão de Utentes contesta reorganização de serviços no Centro Hospitalar

Foi enviado pela Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo para o Ministério da Saúde, um abaixo-assinado onde se contesta a reorganização dos serviços no Centro Hospitalar do Médio Tejo (Torres Novas, Tomar e Abrantes). O documento foi subscrito por 8175 cidadãos, segundo informação daquela comissão, onde na qual se pede a interrupção e a retirada da urgência cirúrgica dos hospitais de Torres Novas e Tomar e onde se pede ainda a revogação da concentração das cirurgias programadas no hospital de Tomar. A Comissão de Utentes, sugere o aproveitamento integral de serviços, instalações e equipamentos daquele centro hospitalar.
Os responsáveis pela entidade que representa os utentes da saúde naquele centro hospitalar, solicitaram uma reunião à Ministra da Saúde, para debaterem a revitalização dos serviços, considerado um factor fundamental para o desenvolvimento socio-económico da região.
--------------------------------------------------------

Política Autárquica

PS apresenta candidato à Câmara da Chamusca

Joaquim Duarte Garrido é o candidato do PS à presidência da Câmara da Chamusca. A concelhia socialista optou pelo empresário, que tem uma empresa de artes gráficas em Alpiarça e uma editora, apesar de este ser filiado no Partido Comunista Português. Joaquim Garrido já foi também presidente da Assembleia Municipal da Chamusca eleito pela CDU. Joaquim Condeço, potencial candidato e actual vereador do PS naquela autarquia, foi prescindido pela estrutura partidária local.
-----------------------------------------

Religião

Mensagem de Páscoa do Bispo de Santarém apela à renovação

O Bispo da Diocese de Santarém, incidiu a sua mensagem pascal deste ano a um apelo à renovação
“Vivamos uma vida nova” foi o título atribuído por D. Manuel Pelino à mensagem pascal deste ano. “A paixão e ressurreição de Cristo são uma promessa de vida, acendem uma luz ao fundo do túnel. A alegria da Páscoa é como a luz do sol nascente que vence as trevas e cria um novo dia, um dia sem ocaso, um “dia que o Senhor fez para nós”, para o homem usufruir da liberdade, do encanto de viver, da beleza do mundo, da vitória do amor”, exprime D. Manuel Pelino Domingues no texto que acrescenta ainda um apelo à renovação. “Renovemos a nossa relação com a vida e com os outros cultivando a união fraterna na amizade, na partilha, no serviço e no testemunho do evangelho”.
-------------------------------------

Sociedade

Incêndio na estação ferroviária do Vale de Santarém

Deflagrou esta madrugada um incêndio destruindo a estação dos comboios do Vale de Santarém, no concelho de Santarém. Apesar de estar recuperado o edifício encontrava-se desactivado tendo ardido a cobertura e o recheio que existia no interior. O alerta foi dado para os bombeiros às 3h45m, tendo sido mobilizados para o local cinco viaturas das corporações municipais do Cartaxo e Santarém e dos voluntários de Santarém, mas apesar dos esforços não conseguiram evitar que as instalações ardessem por completo. Durante o incêndio, houve vários curto-circuitos, provocando faíscas, dificultando os trabalhos dos bombeiros.
------------------------------------

Ciência

Alunos Ribatejanos são génios da matemática

Miguel Martins Santos, da Escola Secundária de Alcanena, foi um dos alunos galardoados com a medalha de ouro, na categoria A (8º e 9º Anos), na Gala da XXVII Olimpíada Portuguesa da Matemática, que ocorreu no Casino da Figueira da Foz.
Além do aluno alcanenense, também outro aluno ribatejano, Gonçalo Matos da Escola EB 2,3 DE Mação levou uma das medalhas de ouro na categoria B.
Os eleitos foram escolhidos numa maratona que envolveu cerca de trinta e três mil alunos de escolas de todo o país.
Na cerimónia da entrega dos prémios o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que “o grande desafio que se apresenta aos jovens é não evitar os problemas complexos. Só assim podem perceber o que têm pela frente”.
-------------------------------------------

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Desporto - Futebol

Este fim-de-semana vai haver futebol juvenil na vila de Pernes

A vila de Pernes vai acolher este fim-de-semana o V Troféu Comendador José Gonçalves Pereira. É um torneio de futebol organizado pelo Atlético Clube de Pernes e dedicado em exclusivo às camadas jovens.
A edição deste ano, obedecendo às categorias existentes no Atlético de Pernes, a competição vai contar com 16 equipas de quatro escalões diferentes – sub 10; sub 11; sub 13 e sub 15.
Em campo vão estar cerca de 250 atletas, que nos próximos dias 10 e 11 de Abril, sexta-feira e sábado, vão discutir um troféu que é já uma referência do futebol juvenil do distrito.
Os jogos realizar-se-ão entre as 09h30 e as 12h30 e as 15h00 e as 19h00.
Na organização da prova, o Clube Pernense conta com o apoio da Santa Casa de Misericórdia daquela vila.
---------------------------------------------

Vida Desportiva

Desportivo de Torres Novas vive momentos de dificuldades

Sem direcção e com dezenas de milhares de euros de dívida, o Clube Desportivo de Torres Novas atravessa uma situação muito complexa.
Entre as dificuldades que afectam actualmente o clube, contam-se processos em tribunal interpostos por três ex-treinadores dos “torrejanos”, e uma divida às finanças de 60 mil euros, além de outras contas por pagar a fornecedores, particulares e ainda à Associação de Futebol de Santarém.
Quando uma direcção se demite em bloco, usualmente, são convocadas eleições antecipadas, no entanto neste momento, e atendendo à difícil situação, deve ser nomeada uma comissão administrativa, que garanta os destinos do clube até que seja eleita uma nova equipa directiva.
Está agendada para o próximo dia 17 do corrente mês de Abril uma Assembleia Geral, com o objectivo de deliberar medidas que assegurem a gestão corrente do clube.
----------------------------------------------

Trânsito Rodoviário

Ao meio da tarde havia congestionamento na A23 junto ao Nó de Torres Novas

Devido às mini-férias do período pascal, a GNR alerta os automobilistas para os períodos de congestionamentos da circulação na A23 e no nó de acesso à A1 em Torres Novas devido ao corte daquela via ao quilómetro 10, da A23, zona do Entroncamento, o qual implica a eliminação de uma faixa de rodagem, em cada sentido de trânsito. Mais informa aquela força de segurança que reforçou o patrulhamento das estradas da região.
-------------------------------------------

Sociedade

Estragos motivados pelo tornado de há um ano ainda não foram pagos a empresas.

Após um ano da passagem de um tornado que assolou uma parte do Ribatejo, em que houve avultados estragos em povoações dos concelhos de Santarém, Alcanena e Torres Novas, apenas as empresas e os particulares sem acesso ao crédito do IAPMEI ou seguros aguardam a disponibilização de verbas da conta de emergência criada pelo Governo.
Quatro empresas, três do concelho de Santarém e uma do concelho de Alcanena, das nove afectadas pelo tornado de Abril de 2008, não beneficiaram da linha de crédito criada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), nem tinham cobertura de seguros, esperando a validação dos prejuízos, por uma comissão criada para o efeito.
A comissão, que integra representantes do Governo Civil de Santarém, das Câmaras Municipais de Santarém e Alcanena e dos Ministérios da Administração Interna e das Finanças, reuniu pela primeira vez no passado dia 9 de Abril e reunirá, novamente, no próximo dia 16.
O Chefe de Gabinete do Governador Civil de Santarém, Carlos Catalão disse à agência Lusa que a comissão “irá proceder à validação dos elementos reunidos pelas autarquias, aplicar os critérios das ajudas, caso a caso”, acrescentando esperar que “até ao final do mês estes casos estejam em vias de resolução”.
O total de prejuízos registados nas empresas está calculado em cerca de 3,5 milhões de euros, sendo que algumas estavam a coberto de seguros e outras já receberam verbas da linha de crédito bonificado disponibilizada pelo IAPMEI.
Adiantou ainda Carlos Catalão, que todas as unidades afectadas retomaram a actividade, apesar das dificuldades surgidas.
---------------------------------------------------------

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cultura e Lazer

Concelho de Constância vai viver este fim-de-semana as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem

No próximo fim-de-semana, o concelho de Constância, vai viver as suas festas anuais.
Destacamos o último dia das festas, 2ª feira dia 13, com a tradicional procissão religiosa em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem, percorrendo esta as ruas floridas da vila, seguindo-se a bênção dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das Viaturas na Praça Alexandre Herculano.
Destaque ainda neste dia à noite para o concerto dos “Quinta do Bill” e o encerramento com um grandioso fogo de atifício.
---------------------------------
Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem - Historial

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital.
Dos perigos da navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protectora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária.
Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, reflectindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.
Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as actividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.
Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos sessenta, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.
Nos últimos 20 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objectivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de actividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.
O essencial da Festa, o seu espírito, o seu sentido profundo é os mesmos de sempre. Mas foram introduzidos diversos e variados elementos novos, susceptíveis de gerarem novos interesses e de motivarem outros públicos. É o contributo do nosso tempo para o renovar de uma antiga tradição que persistirá para além de nós.
"in site oficial do municipio"
-------------------------------------------------

Sociedade

Câmara do Entroncamento nega dívidas à empresa João Salvador

Jaime Ramos, Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento nega a existência de qualquer dívida da sua autarquia à empresa de construção civil “João Salvador”, sediada no concelho de Tomar, que tem estado a passar por dificuldade em pagar os salários aos seus mais de 300 trabalhadores.
O autarca, diz que a sua autarquia tem cumprido os prazos dos pagamentos das duas obras que a João Salvador está a realizar no concelho, (remodelação do Largo José Duarte Coelho e da Praça da República, estando agendada para dia 27 a consignação de uma outra obra à mesma empresa, (construção do Espaço Radical).
------------------------------------------

Meio Ambiente - Poluição do Alviela


Presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros remete “Carta Aberta” sobre Poluição do Rio Alviela

Foi-nos enviado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros (Firmino Oliveira), com solicitação de publicação, uma “Carta Aberta”, relacionada com a problemática da poluição da bacia do Alviela.
A mesma é publicada conforme a originalidade.
---------------------------------------
Data- 7/04/09
Assunto- Carta Aberta aos responsáveis pela despoluição do Alviela.

Ex. mos Senhores :

Assisti no passado dia 30 de Março ao programa da RTP “ Portugal em Directo “ realizado a partir dos Olhos de Água do Alviela. onde participou em nome do Ministério do Ambiente, o eng.º Manuel Lacerda, da ARH TEJO, o senhor presidente da câmara municipal de Alcanena, eng.º Luís Azevedo o senhor presidente da Austara ,senhor Fernando Fernandes e o presidente da Clapa o senhor Fernando Esteves. Foi com muito prazer que ouvi anunciar alguns milhões para Alcanena, vinte ou vinte cinco milhões que visam a resolução do eterno problema da Poluição do nosso querido rio, retirado as populações à décadas, quero transmitir que em nome da minha freguesia saudamos a iniciativa do Governo esperando que não seja mais uns milhões para deitar ao vento e que os mesmos sejam bem aplicados é o nosso desejo. Pena é que esta medida tenha sido tomada tarde de mais, em meu entender como autarca verifico que andamos para aqui a queixar-nos e a lutar à anos e parece que ninguém nos houve, foram precisos cinco anos sucessivos de denuncias continuas, a última catástrofe ocorreu por aqui no inicio de Setembro de 2008, cinco anos após idêntica catástrofe ocorrida em 1 de Outubro de 2003 precisamente no dia nacional da água que ao mesmo tempo é um dia de grande significado para a ARH. Que marca a sua fundação e que desejo de grande sucesso. Que seja um virar de página negra para o Alviela é o meu desejo. Até aqui tem sido um autentico Ping.- Pong entre as instituições que tem gerido o processo Alviela , no que toca ao assumir de responsabilidades, a começar pelo INAG e a acabar nas CCDRs. Ou no Ministério do Ambiente.
Voltando ao inicio deste mail, fiquei a saber que cabe aos senhores da ARH fiscalizar bem todos os actos ilegais que se prendem com as descargas para o Rio. Até que enfim que alguém dá a cara, pois a eficácia das iniciativas neste campo até esta data no que diz respeito ao rio Alviela deixam muito a desejar. Lembro por exemplo que na sequência da última grande catástrofe ocorrida no passado mês de Setembro ainda estou à espera de prestar declarações ao SEPNA, vejam bem seis meses após a ocorrência.
Mas voltando novamente ao inicio e ao debate e anúncio efectuado a partir da nascente , registei a hipocrisia de alguns quando repetem desconhecer a origem das descargas que ocorrem a montante de Vaqueiros, “ não nos deitem areia para os olhos por favor” há aqui uma grande contradição. Primeiro reconhece-se que a ETAR está degradada e obsoleta, depois afirma-se que não se sabe a origem da espuma e do negro que por este rio vai correndo semanalmente com mais intensidade e notoriedade pelo menos dois dias por semana, correspondendo ao retomar da produção semanal e as limpezas do fim de semana.
Se alguém tiver dúvidas devo dizer-lhe que na minha zona é muito fácil a identificação das descargas, a zona compreendida entre Alcanena e Vaqueiros é a zona que tem servido de esconderijo das descargas em devido a existência de barragens muito antigas os açudes.
É pois verdade que os impactos negativos para o ecossistema Alviela continuam, é verdade a denuncia feita pelo representante da CLAPA, houve de facto o registo de agravamento da poluição no sábado anterior ao debate e também no fim de semana seguinte e assim continuará com a descida do caudal proveniente da nascente mesmo sem chuva.
Enquanto não se executarem as obras que faltam executar no sistema de tratamento colectivo de Alcanena, as coisas não mudam por aqui em termos de um melhor ambiente, fica novamente adiado o cumprimento da declaração universal dos direitos da água que por coincidência o nosso País ainda não subscreveu salvo erro e que foi elaborada pelas Nações Unidas em 1992. Quantos mais anos vamos esperar pela concretização das obras?
Sempre que houve necessidade de realizar obras no sistema de Alcanena esperamos muitos anos pelos resultados que nunca foram satisfatórios tornando este processo um problema da minha geração, continuamente adiado na sua resolução.
Para mim conhecendo todo este processo e atendendo a história do funcionamento do sistema e a história da gestão deste sistema só há uma solução que possa garantir a resolução definitiva do problema da Poluição do Alviela e especialmente na Zona de Vaqueiros.
A construção de um colector paralelo ao rio que recolha tudo o que sai das Etar colectiva de Alcanena e outras que venham a ser remodeladas ou construídas. Pois a história do funcionamento das mesmas e a maneira como são geridas prova que não são fiáveis. Na minha óptica só esta solução poderá erradicar a poluição no Alviela de forma a devolver o rio às populações tornando-o uma fonte de vida e de desenvolvimento sustentado.

Sem outro assunto de momento, termino, com o desejo de um bom sucesso na despoluição do Alviela.

Com os melhores cumprimentos

Sempre ao vosso dispor

Firmino Oliveira
( Presidente da Junta de freguesia de Vaqueiros)

---------------------------------------------------------

Saúde

Cinquenta e sete novas camas asseguradas para cuidados continuados nos concelhos de Rio Maior e Ourém

Duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), de Rio Maior e Ourém, vão contar com 57 novas camas para cuidados continuados, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Em comunicado emitido, a ARS-LVT refere que vai se proceder à assinatura de um protocolo, esta quarta-feira, com o Centro Distrital de Segurança Social de Santarém e as duas IPSS, para “a prestação de cuidados de longa duração e manutenção”.
A instituição de Rio Maior albergará 27 camas, enquanto a da cidade de Ourém disponibilizará 30, refere o comunicado, salientando ainda que a Região de Lisboa e Vale do Tejo passará a contar com 687 camas contratualizadas com acordo celebrado, todas elas activas.
----------------------------------------

Tauromaquia


Jovem Riachense abraça o “Mundo Taurino

Francisco José Lopes Pescador de Matos, com pseudónimo artístico “Paco Velásquez”, nasceu em Riachos, concelho de Torres Novas, a 23 de Dezembro de 1990.
Realiza os seus estudos em Torres Novas, decidindo aos 17 anos, partir para Espartinas (Sevilha)à procura do seu sonho – Ser Figura do Toureio!
Entrou para a escola de toureio de Espartinas, sendo seu professor o Maestro António Ruiz Espartaco. Na família de “Paco” não há antecedentes taurinos. Desde pequeno e no seu imaginário, ambicionava ser toureiro; admirava o toureio a cavalo, mas o seu destino já estava traçado! Acompanhava o pai às praças de touros começando a entender o toureio apeado, e ficou rendido a tal arte. Aos 14 anos, dá o seu primeiro “capotazo” a uma bezerra, no tentadero de Manuel Veiga. A experiência foi tão marcante, que a partir daí, começava uma longa caminhada.
Durante dois anos, adquiriu alguma técnica na escola taurina da Golegã.
Obstinado e levado pelo ímpeto da paixão, decidiu inscrever-se no primeiro concurso “À Procura de Novos Toureiros” realizado no Campo Pequeno, a 20 de Fevereiro de 2007, estando nessa altura afastado da escola taurina por vontade própria. Colocou-se à frente de uma bezerra, na qual conseguiu chamar a atenção do júri, passando todas as eliminatórias.
Pela evidente determinação, provocação sem limite ao seu sonho, teimosia desmedida, querer e perseverança, decide arriscar e parte para Espartinas (Sevilha), a sua nova casa..
Esteve o ano de 2007 como bezerrista, evoluindo com empenho, debutando de luces em Espartinas a 9 de Março de 2008 e tira a sua prova de novilheiro praticante em Arruda dos Vinhos, a 16 de Março do mesmo ano.
Na temporada de 2008, conseguiu alcançar largos objectivos, conquistando diversos triunfos e troféus.
Tem vindo a preparar a época de 2009.
Corridas Agendadas:
- Camas (Sevilla) 21/03/09
- Alter do Chão 28/03/09
- Badajoz 22/05/09
- Campo Pequeno 18/06/09
- Arles (França) --/--/--
- Nimes (França) --/--/--
- Madrid --/--/--
- Madrid --/--/--
------------------------------------------