quarta-feira, 8 de abril de 2009

Tauromaquia


Jovem Riachense abraça o “Mundo Taurino

Francisco José Lopes Pescador de Matos, com pseudónimo artístico “Paco Velásquez”, nasceu em Riachos, concelho de Torres Novas, a 23 de Dezembro de 1990.
Realiza os seus estudos em Torres Novas, decidindo aos 17 anos, partir para Espartinas (Sevilha)à procura do seu sonho – Ser Figura do Toureio!
Entrou para a escola de toureio de Espartinas, sendo seu professor o Maestro António Ruiz Espartaco. Na família de “Paco” não há antecedentes taurinos. Desde pequeno e no seu imaginário, ambicionava ser toureiro; admirava o toureio a cavalo, mas o seu destino já estava traçado! Acompanhava o pai às praças de touros começando a entender o toureio apeado, e ficou rendido a tal arte. Aos 14 anos, dá o seu primeiro “capotazo” a uma bezerra, no tentadero de Manuel Veiga. A experiência foi tão marcante, que a partir daí, começava uma longa caminhada.
Durante dois anos, adquiriu alguma técnica na escola taurina da Golegã.
Obstinado e levado pelo ímpeto da paixão, decidiu inscrever-se no primeiro concurso “À Procura de Novos Toureiros” realizado no Campo Pequeno, a 20 de Fevereiro de 2007, estando nessa altura afastado da escola taurina por vontade própria. Colocou-se à frente de uma bezerra, na qual conseguiu chamar a atenção do júri, passando todas as eliminatórias.
Pela evidente determinação, provocação sem limite ao seu sonho, teimosia desmedida, querer e perseverança, decide arriscar e parte para Espartinas (Sevilha), a sua nova casa..
Esteve o ano de 2007 como bezerrista, evoluindo com empenho, debutando de luces em Espartinas a 9 de Março de 2008 e tira a sua prova de novilheiro praticante em Arruda dos Vinhos, a 16 de Março do mesmo ano.
Na temporada de 2008, conseguiu alcançar largos objectivos, conquistando diversos triunfos e troféus.
Tem vindo a preparar a época de 2009.
Corridas Agendadas:
- Camas (Sevilla) 21/03/09
- Alter do Chão 28/03/09
- Badajoz 22/05/09
- Campo Pequeno 18/06/09
- Arles (França) --/--/--
- Nimes (França) --/--/--
- Madrid --/--/--
- Madrid --/--/--
------------------------------------------