quarta-feira, 15 de abril de 2009

Economia

Platex suspendeu a produção por incapacidade financeira

Jorge Themudo Barata, Presidente do Conselho de Administração da Platex, (IFM), de Tomar, disse à agência Lusa que a empresa parou a produção no início do mês, por "incapacidade financeira" para manter a laboração. Aquele administrador declarou que a empresa está a procurar financiamentos junto de uma instituição financeira para suportar os prejuízos que a IFM está a sofrer.
A estimativa aponta para 3,3 milhões de euros este ano motivado pela forte quebra de encomendas e dos preços no mercado, que se começaram a sentir a partir de Outubro de 2008.
Jorge Themudo Barata, frisou que a empresa, essencialmente virada para a exportação, "tem mercado" e descartou qualquer intenção de reduzir o efectivo de 240 trabalhadores, considerado essencial para assegurar a competitividade que acredita que a IFM voltará a ter, quando for ultrapassada a fase difícil que a empresa atravessa.
Nesse contexto, a empresa espera que o Estado ajude a manter os postos de trabalho, estando a envidar esforços para que metade dos trabalhadores seja inserido nos programas de formação anunciados pelo Governo.
Afirmou ainda aquele dirigente da empresa que "o Governo tem que ajudar mais as empresas", lamentando que as ajudas anunciadas não estejam a chegar às empresas.
Particularmente, criticou o facto de as instituições financeiras, apesar de responsáveis pela crise, não estarem a ajudar a economia real, criando muitas dificuldades na concessão de créditos.
--------------------------------