sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ambiente

Comissão Parlamentar diz que solução para problemas do Alviela parece “encaminhada”

Após visita da Comissão Parlamentar de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território à região do Alviela na passada terça-feira, aquela Comissão acredita que a resolução do problema da poluição do Alviela “parece encaminhada”, mas quer saber “onde se vai buscar” os 6 milhões de euros da comparticipação nacional e local.
Mário Albuquerque, deputado social-democrata e vice-presidente da comissão, disse à agência Lusa que a visita que os deputados fizeram na passada terça-feira a Alcanena, onde tiveram contactos com a autarquia, AUSTRA e outras Associações Locais, serviu para ouvir as sensibilidades locais e conhecer “in loco” a situação da despoluição do Alviela, um problema “que se arrasta há várias décadas.”.
Aquele parlamentar, declarou que as candidaturas apresentadas ao QREN e o protocolo que o Ministério do Ambiente tem vindo a negociar com a AUSTRA e a Câmara Municipal de Alcanena parecem indicar “que as coisas estão encaminhadas”.
Contudo, a preocupação, segundo o deputado social-democrata, é saber onde se vão buscar os 6 milhões de euros necessários para cobrir a contrapartida nacional e local (de 30 por cento) que não é financiada pelo QREN, uma vez que, com a crise económica, os privados e o Estado também “não têm grandes possibilidades”.
A Comissão deslocou-se também ao Mouchão de Pernes, cujo projecto de recuperação se encontra em fase de abertura de propostas e adjudicação, o que deixou os deputados “satisfeitos”.
-----------------------------------------