quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vida Autárquica

Executivo de Santarém aprova protocolo de cooperação no âmbito da investigação e conservação do ecossistema do rio Alviela com o ISPA

O Executivo da Câmara Municipal de Santarém aprovou, por unanimidade, a proposta de protocolo de cooperação no âmbito da investigação e conservação do ecossistema do rio Alviela com o ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada na sua Unidade de Investigação em Eco-Etologia, que “se dedica à investigação do comportamento, e da biologia dos organismos aquáticos”. O protocolo vai ter uma duração de um ano, sendo renovável automaticamente.
Segundo a proposta de protocolo, e considerando que o rio Alviela é um dos principais afluentes do rio Tejo, existindo nele espécies ameaçadas como a boga e a enguia e sabendo-se que no passado havia, ao longo do curso do rio, pesca do sável, as entidades decidiram assinar este protocolo, no sentido de preservar aquele importante símbolo de Santarém.
O ISPA, através da sua Unidade de Investigação em Eco-Etologia, vai empenhar-se em acções de conservação dos cursos de água, além de efectuar a reprodução de peixes em laboratório, para proceder ao posterior repovoamento do rio. Mais ainda, aquele Instituto irá, também, dar formação aos técnicos do município, para que após a conclusão do protocolo estes possam dar continuação ao trabalho.
--------------------------------------