sábado, 4 de abril de 2009

Política - Meio Ambiente

Deputado do PSD considera “catástrofe ambiental” a situação do Rio Alviela

O deputado parlamentar Mário Albuquerque do PSD, questionou a acção do Ministério do Ambiente tendo em conta a situação, que considerou de “catástrofe ambiental” do rio Alviela.
Aquele deputado eleito pelo círculo de Santarém, interpelou aquele ministério sobre a situação do estado de poluição da bacia hidrográfica do Rio Alviela, classificando-a de “uma situação calamitosa”, com “graves danos” para a “saúde, ambiente e qualidade de vida das populações mais atingidas dos concelhos de Alcanena e Santarém”.
O problema do Alviela é “uma verdadeira vergonha nacional, já com inevitáveis repercussões internacionais”, afirma Mário Albuquerque.
“Que providências tem vindo a tomar”, o Ministério do Ambiente para atacar esta situação que tem vindo a arrastar-se de forma lamentável, questionou o parlamentar.
O deputado social-democrata exalta que, apesar do investimento de 50 milhões de euros numa Estação de Tratamento de Águas Residuais e em colectores de esgotos, subsistem “enormes e graves deficiências há muito identificadas, e denunciadas exaustivamente, que condicionam o desejável funcionamento dos equipamentos instalados, no que respeita ao conveniente tratamento dos afluentes”.
Na interpelação ao Governo, Mário Albuquerque destacou ainda a apresentação de duas petições na Assembleia da República que foram discutidas há mais de um ano naquele órgão de soberania, mais concretamente no dia 24 de Janeiro de 2008.
--------------------------------------------