quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cultura e Lazer

Concelho de Constância vai viver este fim-de-semana as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem

No próximo fim-de-semana, o concelho de Constância, vai viver as suas festas anuais.
Destacamos o último dia das festas, 2ª feira dia 13, com a tradicional procissão religiosa em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem, percorrendo esta as ruas floridas da vila, seguindo-se a bênção dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das Viaturas na Praça Alexandre Herculano.
Destaque ainda neste dia à noite para o concerto dos “Quinta do Bill” e o encerramento com um grandioso fogo de atifício.
---------------------------------
Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem - Historial

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem em Constância está associada ao intenso tráfego fluvial de mercadorias que se fez durante séculos entre o porto desta vila e a capital.
Dos perigos da navegação nasceu o apego dos marítimos à Mãe de Deus e a confiança na sua protectora intervenção. A Festa e a Bênção dos Barcos, em Segunda-feira de Páscoa, são os momentos culminantes de uma devoção pelo menos bicentenária.
Até aos meados do século XX, apesar de algumas vicissitudes da vida e do mundo, a Festa manteve a sua grandiosidade de sempre, reflectindo a prosperidade económica da vila que vinha da relação com os rios, de onde tirava o seu sustento e o sentido da sua existência.
Passado o tempo dos marítimos e do transporte fluvial, a Festa entrou em declínio, como as actividades que a geraram e mantiveram, e só não desapareceu porque a Paróquia decidiu assumir a sua organização, substituindo os festeiros que já não havia, e porque eram muito fundas as raízes que a devoção tinha criado na cultura local.
Sendo cada vez mais necessárias as graças do Céu para os caminhos da terra do que para as viagens nos rios, a Festa rendeu-se ao rei automóvel, institucionalizando, a partir dos anos sessenta, a Bênção das Viaturas que todos os anos se faz na Praça Alexandre Herculano.
Nos últimos 20 anos, a Festa vive uma nova fase da sua história, iniciada quando a Câmara Municipal decidiu intervir nela com o objectivo de a revitalizar e revalorizar, associando-lhe um vasto conjunto de actividades culturais, recreativas e de lazer que constituem as Festas do Concelho de Constância.
O essencial da Festa, o seu espírito, o seu sentido profundo é os mesmos de sempre. Mas foram introduzidos diversos e variados elementos novos, susceptíveis de gerarem novos interesses e de motivarem outros públicos. É o contributo do nosso tempo para o renovar de uma antiga tradição que persistirá para além de nós.
"in site oficial do municipio"
-------------------------------------------------