quarta-feira, 8 de abril de 2009

Vida Religiosa

Foi-nos enviado pelo “O MAAC - Movimento Nacional de Adolescentes e Crianças” com solicitação de publicação um artigo relacionado com o “Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes” realizado no passado, dia 5 de Abril, no Seminário Maior em Coimbra, que transcrevemos na íntegra.
--------------------------------------------
Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes

Com Valores, um Mundo de Mil Cores !

O MAAC, movimento nacional de adolescentes e crianças organizou ontem, dia 5 de Abril, no Seminário Maior em Coimbra, um Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes com aproximadamente 200 participantes. Estiveram presentes as dioceses de Angra, Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal. Foi um Encontro que vem na continuação da reflexão que se vem fazendo nas Dioceses sobre o lema “Com valores, um Mundo de mil cores!”.
Da parte da manhã foi a recepção e apresentações por meio de um puzzle pintado por cada diocese. De seguida houve a celebração muito participada e animada pelas crianças e adolescentes e celebrada pelo assistente nacional, Pe Emanuel Valadão.
Da parte da tarde as crianças e adolescentes participaram num peddy-paper.
Definiram o que é o MAAC, que é “onde aprendemos mais do que brincamos”, é “ter muitos amigos, é alegria e celebrar”, “…ajuda-nos a conviver e a conhecer Jesus”, “O MAAC é muito divertido”.
Reflectiram e descobriram alguns valores, como a paz, perdão, o amor, a união, a alegria, amizade… e se comprometeram a transmitir às outras crianças e adolescentes que é necessário respeitar as diferenças, apoiar quem precisa, partilhar as nossas coisas e ideais, apoiar instituições, ter paciência, respeitar a natureza e não ser invejosos. E como disse um participante, “neste dia especial aprendemos muitas coisas que orientam nossa vida.”
No dia, 4 de Abril, os delegados, dois por diocese, estiveram também reunidos no Seminário Maior em Coimbra, para continuaram a reflexão do Encontro de Delegados realizado no passado dia 7 de Fevereiro sobre os valores, onde tiram a prepararam um filme sobre os valores para apresentar hoje no Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes. Também confrontaram os valores que nós vivemos e o que Jesus viveu no seu tempo.
Dois Encontros que foram mais um passo na caminhada do MAAC, como Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças.

José Carlos Antunes – Coordenador Nacional
-------------------------------------------------