quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sociedade

Câmara de Rio Maior tenta minimizar situação de desemprego no concelho

A Câmara Municipal de Rio Maior, ao abrigo de um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), está a desenvolver dois programas para criar ocupação para 175 munícipes que estão actualmente no desemprego.
Brevemente, irão arrancar vários cursos de formação profissional para 100 candidatos, da responsabilidade do IEFP, com a duração de um ano e meio, e em que a autarquia cede as instalações e dará apoio logístico.
Silvino Sequeira, presidente da edilidade, disse que, cada um dos formandos receberá uma bolsa que ronda os 600 euros, a que acrescem os respectivos subsídios de transporte e alimentação.
“É uma boa verba, sobretudo para quem se encontra momentaneamente sem trabalho e ainda pode apostar na sua valorização profissional”, afirmou o autarca.
Além daquelas medidas, a autarquia prepara-se também para acolher 75 pessoas em regime de “prestação de serviços de interesse público”, casos do acompanhamento de crianças e idosos ou limpeza do espaço público, entre outras tarefas, declarou Silvino Sequeira.
Neste caso, o vínculo à autarquia, que fica responsável pelo pagamento de 25% do salário, tem a duração de nove meses.
“É um esforço que estamos a fazer que pode significar uma quebra na ordem dos 30% no número actual de desempregados no concelho”, avançou ainda Silvino Sequeira.
--------------------------------------