terça-feira, 14 de abril de 2009

Sociedade

Câmara de Santarém assume os custos da digitalização de todas as edições do Jornal "Correio do Ribatejo", quando o Jornal comemora 118 de existência

O município de Santarém assina hoje um protocolo com o "Correio do Ribatejo" para a digitalização de todos os números do jornal desde a sua fundação, a 9 de Abril de 1889.
O director daquele semanário, Paulo Narciso, disse à agência Lusa que, desde que assumiu a direcção do jornal, em 2001, tem manifestado a vontade de "salvaguardar o jornal do desgaste do papel e do tempo", mas só o actual executivo municipal respondeu em concreto, assumindo os custos do projecto.
Tendo em conta o enorme volume de jornais editados ao longo de 118 anos - com publicação semanal ininterrupta, apesar das crises, como a do papel em 1910 (que levou a que o jornal apenas editasse meia página) -, a digitalização está a decorrer de forma faseada, disse.
Até ao momento, foram digitalizadas 10 mil páginas (do período de 1889 a 1931).
Com a concretização da digitalização da colecção do jornal, vai ser possível aceder a todos os números sem excepção, com a vantagem de poderem ser feitas impressões.