sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sociedade

Presidente da Câmara de Santarém promete enorme festa popular para comemorar 25 de Abril

Nesta noite de sexta-feira, 24 de Abril, a Parada da antiga Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, vai ser palco, de uma reconstituição histórica dos momentos que antecederam o 25 de Abril de 1974, através de um espectáculo multimédia.
Está montado um grandioso palco para um espectáculo que o presidente da Câmara Francisco Moita Flores, promete ser uma “grande festa popular”.
Apesar estar ainda a decorrer o processo de aquisição das instalações da EPC pela autarquia ao Estado, o município já possui o espaço, pelo que decidiu centrar aí as comemorações do 25 de Abril.
"Este ano a celebração será mais forte e mais simbólica porque vamos usufruir do espaço da Escola Prática e devolver este pedaço de memória às pessoas, celebrando aqui o início do processo democrático", afirmou o autarca.
Após um jantar que reunirá no refeitório da antiga EPC os oficiais do então Movimento das Forças Armadas, hoje agrupados na Associação 25 de Abril, vão ser recriadas, na Parada da EPC, cenas anteriores à Revolução de 1974 e as operações militares que levaram ao derrube do regime, numa inevitável evocação de Salgueiro Maia, que comandou "a força militar que entregou o poder ao povo".
------------------------------------------