quinta-feira, 9 de julho de 2009

Vida Autárquica

Atribuído prémio a Torres Novas por ser considerada “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”

Foi ontem entregue em Coimbra, à Câmara de Torres Novas, uma das 13 Bandeiras, atribuídas a autarquias nacionais distinguidas pelas suas políticas e práticas de responsabilidade familiar.
As bandeiras do Prémio A+FR 2009 foram entregues, no auditório da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra, pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis.
Este “Observatório” foi criado pela ”Associação Portuguesa de Famílias Numerosas para distinguir, partilhar e promover as boas práticas dos municípios no que se refere a responsabilidade familiar.
Por estarem mais próximas da população, as autarquias conseguem dar respostas mais visíveis e eficazes às famílias. Nessa prática, o Observatório procura potenciar um compromisso estreito entre o poder local e as famílias.
Em relação à política integrada de família, e mais especificamente no apoio à maternidade e paternidade, o Município de Torres Novas destacou-se por ter financiado, em 2008, acções de formação conjugal sobre temas como a violência doméstica, gestão de conflitos, o luto e o divórcio.
A formação parental foi outra valência que procurou debater e promover competências pessoais e sociais, higiene, definição de papéis e limites, gestão e mediação de conflitos, valores na convivência, dependências, auto estima/motivação e também no campo da sexualidade.
O aconselhamento conjugal abrangeu 83 casais em 2008, num total de 720 horas. O aconselhamento parental incluiu 224 pais, durante um período de 1250 horas. O apoio jurídico familiar foi facultado a 120 famílias.
Também foi ministrado apoio às famílias com necessidades através do apoio domiciliário a 30 pessoas com fragilidade social e o aconselhamento familiar a 90 pessoas em situações de crise.
O Programa CHERE - "Centro Histórico em Requalificação Estratégica" foi também destacado na candidatura, por promover a dinamização do centro histórico de Torres Novas, em várias vertentes, entre as quais a da área social.
Além da Câmara de Torres Novas foram também distinguidas as autarquias de Angra do Heroísmo, Aveiro, Cantanhede, Évora, Funchal, Tavira, Torres Vedras, Vila de Rei, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Real de Santo António e Cadaval.
----------------------------------------------