sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cultura

Morreu o maestro Joaquim Luís Gomes

O maestro Joaquim Luís Gomes faleceu ontem quinta-feira, em Lisboa, com 95 anos.
O maestro e compositor foi uma figura marcantes da música portuguesa no passado século XX.
Joaquim Luís Gomes, nasceu na cidade de Santarém no ano de 1914. Como músico scalabitano, tocou na Banda dos Bombeiros de Santarém e dirigiu a Orquestra Típica Scalabitana.
Iniciou os conhecimentos musicais na cidade de Santarém com o maestro Manuel Ganhão, partindo para a cidade lisboeta aos 17 anos inscrevendo-se no Conservatório Nacional onde concluiu o Curso Superior de Composição.
Paralelamente à sua actividade na Banda da Guarda Nacional Republicana, Joaquim Luís Gomes trabalhou na ex-Emissora Nacional, hoje RDP, onde desenvolveu uma carreira de orquestrador de música ligeira e colaborando com alguns dos mais destacados intérpretes da canção da altura, entre os quais destaca-se os nomes de Maria de Lurdes Resende, Amália Rodrigues, Francisco José, Tony de Matos, Carlos do Carmo, Simone de Oliveira e Fernando Tordo.
Foi o orquestrador da célebre canção "Desfolhada", com um poema de José Carlos Ary dos Santos e que Simone cantou no Festival da Eurovisão. Como director de orquestra, domínio em que a sua obra ficou, "marcada por uma grande originalidade e sentido de modernidade", como diz a Sociedade Portuguesa de Autores, o maestro dirigiu orquestras em festivais da canção em Portugal, Inglaterra, Brasil e Espanha.
Como compositor, criou bandas sonoras para filmes e documentários cinematográficos, além de compor temas para teatro.
Desde 1937 que era associado na SPA, tendo sido distinguido por esta associação com a Medalha de Honra no ano de 2005.
-----------------------------------------------------