terça-feira, 7 de julho de 2009

Sociedade

A Secretária de Estado dos Transportes, debateu em Rio Maior a rede de Alta Velocidade e a “A-15 ferroviária”

Ana Paula Vitorino, Secretária de Estado dos Transportes, esteve ontem em Rio Maior no Cine-Teatro da cidade, a participar numa sessão pública de esclarecimento sobre o tema “Rio Maior: A Alta velocidade e a ligação Rio Maior - Santarém - Caldas da Rainha - Ligação da linha do Norte à linha do Oeste – A Nova centralidade da Região” O anfitrião do concelho, presidente da edilidade de Rio Maior, Silvino Sequeira, defendeu a criação de uma “A-15 ferroviária”, ou seja, uma ligação ferroviária entre Santarém, Rio Maior e Caldas da Rainha.
“Nós autarcas, já demonstrámos ser nossa pretensão, quando se discutiam os estudos do Plano Regional do Ordenamento do Território, que devia ser equacionada uma ligação ferroviária entre a linha do Oeste e a do Norte, passando pelo Vale de Santarém, Setil, Rio Maior, até às Caldas da Rainha. Seria uma A-15 ferroviária. O assunto é relevante para o Concelho de Rio Maior, para a região e para o País”, declarou Silvino Sequeira, no decorrer da sessão.
O autarca defendeu ainda a relevância de uma estação de Alta Velocidade em Rio Maior, bem como a ligação, no concelho, da linha ferroviária do norte à linha ferroviária do Oeste.
A secretária de Estado Ana Paula Vitorino reforçou que a aposta deste Governo é um modelo de desenvolvimento – o aumento do emprego, aumento da competitividade, o aumento da mobilidade - que passa, em parte, pelo investimento na linha ferroviária convencional e essencialmente num forte investimento na linha ferroviária de Alta Velocidade.
Aquela secretária de Estado, explicou ainda que a zona litoral entre Setúbal e Braga, onde vivem cerca de 7 milhões de pessoas, a ligar pela Alta Velocidade, fomenta capacidade competitiva, face a Madrid. A sustentação desta Linha Atlântica, passa pela concretização da Alta Velocidade: Lisboa – Porto – Vigo, com algumas estações, entre as quais a do Oeste a localizar perto de Rio Maior.
Castanho Ribeiro, da Administração da RAVE, interveio com um discurso técnico que explicitando o projecto da Alta Velocidade. Marcaram também presença, o adjunto do Governador Civil, João Sousa, o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Fernando Costa, outros autarcas do concelho de Rio Maior além de outros convidados.
-------------------------------------