sábado, 4 de julho de 2009

Cultura

Museu Municipal de Ourém inaugurado hoje

O Museu Municipal de Ourém, vai ser inaugurado esta tarde. O espaço está situado no Largo Dr. Vitorino de Carvalho, no centro da cidade. Foi uma casa do Administrador de Vila Nova de Ourém ao tempo das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos videntes Francisco, Lúcia e Jacinta em 1917.
Foi adquirido pela Câmara de Ourém e pelo Santuário de Fátima, por 349 mil euros e teve obras de requalificação que ascenderam aos 488 mil euros, valor que beneficiou de apoio financeiro do Programa PIQTUR (Programa de Intervenções para a Qualificação do Turismo), aguardando também aprovação de candidatura apresentada ao PORC-QREN (Programa Operacional da Região Centro - Quadro de Referência Estratégico Nacional).
O estado de deterioração avançado do edifício inviabilizava a sua reconstituição com rigor, pelo que foi delineado um discurso expositivo convocando as personagens dos videntes e do Administrador a actuarem como anfitriões deste palco cénico, inscrito na 1.ª metade do século XX.
O edifício integra, no rés-do-chão, a exposição permanente “Afeições”, que apresenta uma sucinta leitura do concelho com alusão ao território, às expressões identitárias e à história local.
No primeiro andar, os públicos são convidados a revisitar os espaços e os ambientes da Vila Nova de Ourém de 1900, seguindo-se um conjunto de episódios nacionais e internacionais determinantes para a condução da História local. No decurso da transição da Monarquia para a República, o visitante é convocado para a 1ª Guerra Mundial em abordagens transversais ao pesado ambiente de racionamento, ao cotejo entre o administrador e os videntes de Fátima e ao surto epidémico de 1918, que vitimou os beatos Francisco e Jacinta.
Estão ainda previstas exposições temporárias semestrais, que versam sobre expressões e dinâmicas sócio-culturais nos séculos XX e XXI, e também projecções de documentários sobre Ourém.
O museu irá funcionar de terça a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.
---------------------------------------------