quinta-feira, 16 de julho de 2009

Economia

Fábrica de painéis fotovoltaicos vai criar 1.800 empregos em Abrantes

Uma nova fábrica de painéis fotovoltaicos e torres eólicas vai ser construída em Abrantes. O Presidente da autarquia Abrantina diz que é um projecto que vai implicar um investimento de 818 milhões de euros e criará cerca de 1.800 postos de trabalho. Daquele número serão 300 engenheiros e quadros técnicos superiores.
O Projecto Integrado de Energia Solar (PIES) «visa agregar toda a cadeia de produção de energia solar, com a instalação de sete unidades industriais, cinco a sete torres eólicas, painéis solares e turbinas de co-geração», explicou Nelson de Carvalho à agência Lusa.
A unidade industrial será instalada na freguesia de Pego, abrangendo uma área de 82 hectares, com uma área real de implantação de 16 hectares.
O projecto de investimento, vai ser da responsabilidade do empresário Alexandre Alves e do Grupo RPP Spolar, sendo considerado de Interesse Nacional (PIN) pela autarquia, que o apoia junto da Agência Portuguesa de Investimento. Os terrenos foram cedidos a preço simbólico, com isenção de pagamento de taxas urbanísticas e outros apoios ao investimento.
------------------------------------------