sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Vidas

Mesmo com nevões, casal vive na maior altitude de Portugal continental.

Um casal vive em isolamento em períodos de nevões no Alto da Torre na Serra da Estrela.
O casal na casa etária dos quarenta anos, Paulo Costa, e a esposa Paula Costa, são funcionários da "Turistrela" e zelam pelas instalações do centro comercial da Torre, vivendo na chamada Casa do Guarda.
São dois solitários lá no cume da serra quando neva muito e as estradas estão cortadas. Abrigam-se em casa durante a queda de grandes nevões, tal como aconteceu durante três dias seguidos, aquando o recente nevão que cobriu o norte do país, saindo apenas e rapidamente, para dar comida aos cães e evitar a acumulação volumosa de neve num ou noutro local.
Quando as estradas estão prestes a abrir, são sempre os primeiros a serem informados pelo Centro de Limpeza de Neve.
Nas situações que a casa onde habitam está quase coberta pela neve, despistam o manto branco pelos antigos túneis militares que ligam a habitação ao centro comercial e às torres de radar da Força Aérea.
Atravesso os túneis e depois, com uma pá e uma máquina, começo a abrir um buraco na neve numa das entradas do centro comercial, diz Paulo Costa, repartindo as tarefas com a Paula
No início deste mês, foi preciso tirar mais de dois metros de neve, que chegava ao telhado do centro comercial, para que as lojas pudessem abrir.
Durante os seis anos que o casal habita no alto da serra já chegaram a passar sete dias seguidos isolados pela neve.
Em caso de emergência, se for preciso descer a Serra, avisamos o Centro de Limpeza de Neve para nos virem buscar com uma máquina própria para a neve”, diz Paulo Costa. Mas felizmente nunca foi necessário, acrescentou.
--------------------------------
A.A.