sábado, 17 de janeiro de 2009

Cultura

Vestígios romanos encontrados em Santarém vão ser musealizados

As ruínas romanas e os vestígios da Idade do Ferro, junto ao Jardim das Portas do Sol, em Santarém, preparam-se para ser musealizadas, permitindo aos escalabitanos, e a quem visita a cidade, verem um passado da cidade.
A Alcáçova de Santarém tem-se revelado «riquíssima» para os arqueólogos, tendo as escavações actualmente em curso, no decorrer das obras de requalificação do Jardim das Portas do Sol, confirmado a presença de vestígios desde a Idade do Bronze até à época Contemporânea.
Laurent Caron, do Departamento de Território, Arqueologia e Património, do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), responsável pela escavação, disse à agência Lusa que os trabalhos iniciados em Setembro trouxeram à superfície uma cisterna romana «inteira», do século I, e um tanque que pode estar associado a esta estrutura, na zona exterior ao jardim.
Também para surpresa do grupo de arqueólogos do IPT, no interior do jardim foram encontradas enterramentos de 13 corpos do século XIII e outros mais recentes, que podem estar associados à Igreja de Santa Maria de Alcáçova ou a uma Ermida de S. Miguel, o que não havia ainda sucedido nas escavações anteriores.
Também na primeira vala apanhámos uma parede e um piso de cerâmica e uma fossa com material islâmico. Se houver confirmação, será a primeira vez que temos umas estruturas habitacionais desta época na Alcáçova», afirmou Laurent Caron.
Nas escavações realizadas nas valas abertas no interior do jardim, os arqueólogos encontraram ainda, entre muitos outros vestígios, material, da Idade do Ferro, associado à tecelagem e à metalurgia (atribuída à função militar), «levando a crer que Santarém teria fábricas de material militar no próprio sítio», exprimiu Laurent Caron.
«Encontrámos também, níveis da Idade do Ferro cortados na época medieval para fazer um grande aterro. Em quase toda a vala encontrámos esse aterro medieval, o que indica uma fase de planeamento do terreno nessa época», afirmou o arqueólogo.
--------------------------------------------------
A.A.