sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sociedade

Fátima: Congresso debate crise social

O Presidente da República estará esta sexta-feira a partir das 15h00, na abertura do Congresso da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS) que terá como temas centrais o aumento do desemprego, a pobreza e o envelhecimento da população.
O Governo marcará também presença no sábado, na cerimónia de encerramento, com representação dos ministros da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva.
Em declarações à Lusa, o Presidente do Congresso da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS) sublinhou que há necessidade de dotar aquelas instituições de meios para que estas possam minimizar a situação social que actualmente se vive em Portugal.
"Encontramo-nos neste momento num 'tsunami social' e as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) são praticamente o último reduto desta onda de desgraça de que toda a gente fala", afirmou aquele responsável.
O Congresso termina a meio da tarde de sábado com a tomada de posse dos novos órgão sociais.
Apresentaram-se à eleição dos novos corpos sociais para o próximo triénio duas listas: Lista A que é liderada pelo actual presidente da CNIS, padre Lino Maia, e a Lista B, encabeçada pelo padre Carlos Gonçalves.
Cerca de 2500 IPSS, representam a CNIS, o qual, em conjunto, traduzem 70,3 por cento das respostas sociais em Portugal asseguradas pelo designado sector da economia social solidária.
.................................................................
A.A.