quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Concerto



Paco Ibáñez actua amanhã em Lisboa

Paco Ibáñez, de 74 anos, actua amanhã, sexta-feira, na Culturgest, em Lisboa.
É uma oportunidade para ouvir o trovador espanhol que dedicou os últimos cinquenta anos a cantar a poesia latino-americana.
O cantautor deverá apresentar o duplo álbum "Paco Ibãñez Canta a los Poetas Andaluces", editado o ano passado e no qual consta poesia de Luis de Góngora, Federico García Lorca, Rafael Alberti e Luis Cernuda, entre outros.
Paco Ibáñez conta meio século de vida dedicado à música, quase sempre acompannhado à guitarra.
O duplo ao vivo no Olympia, de 1969, "A flor de tiempo" (1978) e "Por una canción" (1990) são três dos vários albuns da sua discografia, alguns deles gravados fora de Espanha, onde viveu grande parte da sua vida.
Num depoimento colocado no site oficial de Paco Ibáñez, o escritor português José Saramago, diz que o autor espanhol "canta para chegar ao coração e à sensibilidade de quem o escuta" e que interpreta os clássicos com uma "entrega admirável".
Paco Ibáñez nasceu na cidade de Valência, passou a infância em Barcelona, mas exilou-se com a família em França por causa da guerra civil. Privou com vários intelectuais e artistas espanhóis exilados em Paris, conheceu Pablo Neruda e Salvador Dalí, que lhe desenhou a capa de um álbum.
Durante vários anos, durante a ditadura franquista, viu a sua música censurada em Espanha tendo sido em 1973 proibido de actuar no seu país.
Nos anos de 1983 e 1987, apesar de viver em Paris, recusou a medalha das Artes e das Letras atribuída pelo então ministro da Cultura de França, Jacques Lang, alegando que um artista que defende a liberdade de ideias não pode fazer concessões. Nos anos de noventa regressou definitivamente ao seu país.
Paco Ibáñez é considerado uma referência na música castelhana, na interpretação de textos desde o século XIII até à actualidade.
No concerto de amanhã em Lisboa será acompanhado pelo guitarrista Mario Mas.
---------------------------------
A.A.