sábado, 31 de janeiro de 2009

Sociedade

Taxas moderadoras mais caras

A partir de amanhã, Domingo, as taxas moderadoras de consultas, urgências e actos médicos em hospitais e centros de saúde ficam mais caras. No entanto os valores a pagar pelas cirurgias em ambulatório vão ficar cinco euros mais baratos, noticia a agência Lusa.
A tabela de actualização está numa portaria publicada no passado dia 15 no Diário da República, por se considerar que as taxas moderadoras estavam «desactualizadas, quer quanto ao valor, quer quanto à tipologia dos actos».
As consultas nos hospitais centrais e distritais sobem 10 cêntimos, passando o valor no primeiro de 4,40 para 4,50 euros e no segundo de 2,90 para 3,00euros. Nos centros de saúde, os utentes passam a pagar mais 5 cêntimos, de 2,15 euros para 2,20 euros.
Em relação às urgências, o pagamento deixa de ser feito conforme a tipologia do hospital e passa a ser efectuado consoante se trata de uma urgência polivalente (9,40 euros), urgência básica e urgência médico-cirúrgica (8,40 euros) ou em centros de saúde (3,70 euros).
Nas situações de internamento, por cada um dos primeiros dez dias, o custo passa a ser de 5,20 euros e o serviço domiciliário sobe 10 cêntimos, fixando-se nos 4,70 euros.
A cirurgia de ambulatório é o único acto médico cuja taxa moderadora desce na nova tabela, num total de cinco euros: custava 10,20 euros e passa a custar 5,20.
O Governo pretende este ano que mais de metade das cirurgias programadas sejam feitas em ambulatório (sem internamento), uma meta que segundo o Ministério da Saúde permitirá «diminuir muito» as listas de espera.
--------------------------------------------
A.A.