sábado, 17 de janeiro de 2009

Gentes e Locais...

“O Homem dos Pinhões”

Nos meus tempos de menino, quando ia à feira de Pernes ou às romarias da região (S. Vicente na Louriceira, S.to Amaro em Filhós, Nossa Srª da Encarnação no Espinheiro, S. Sebastião no Arneiro das Milhariças, e outras…), caminhava nas ruas esburacadas e enlameadas, segurando a mão de minha mãe, enquanto olhava homens e mulheres perfilados e sentados em pequenos bancos de madeira, tendo na sua vanguarda grandes cestos de verga, contendo “Pinhões Torrados”. Estes, estavam colocados sobre pequenas mesas articuladas. Sobre as mesmas, viam-se várias «medidas» feitas em madeira de cor acastanhada que serviam para a medição dos pinhões que os “fregueses” compravam.
Estávamos nas décadas de cinquenta e sessenta. Nos tempos actuais, apenas encontro um “resistente”. Sempre sentado nos mesmos locais, resistindo com o seu negócio do “Pinhão Torrado” em tempos de crise.
Não sei o nome do “vendedor”! Apenas e só, nos tratamos por “amigos”!…
Quando nos cruzamos no local da “venda”, após o habitual “olá… como está?”, faço sempre questão recolher uma imagem do “Homem dos Pinhões”. Encontro-o sempre acompanhado por amigos da sua geração. Talvez conversando sobre as transformações do mundo, talvez comparando a diferenciação dos costumes e tradições de épocas diferentes, talvez recordando os “namoricos” e os “bailaricos” das suas gerações, talvez falando da «resistência do negócio» do “Pinhão Torrado” ou talvez falando das venturas e desventuras das suas vidas!...
Após a recolha da fotografia, mais uma vez nos despedimos com um “até à próxima”, num outro habitual lugar da próxima romaria…
A imagem anexa, foi recolhida hoje ao fim da tarde, no local habitual de venda, junto à igreja matriz, na aldeia de Arneiro das Milhariças, do concelho de Santarém.
------------------------------
A.A.