quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sociedade

Vandalizadas as caixas de esmolas da Capelinha das Aparições

Cerca de uma dezena de caixas de colocação de esmolas na Capelinhas das Aparições, no Santuário de Fátima, foram vandalizadas durante a última noite, informou o comandante do Destacamento de Tomar da GNR,
Segundo o responsável da força policial, contactado pela Agência Lusa, «os suspeitos dos actos de vandalismo são três jovens, entre os 17 e 19 anos, que residem no concelho de concelho de Ourém mas não na freguesia de Fátima. Ainda segundo a mesma fonte, os jovens já se encontram identificados.
Fonte do Santuário de Fátima confirmou que houve «uma tentativa de assalto às caixas de esmolas da Capelinha», mas explicou que a instituição não se pronuncia sobre a situação, porque o caso está entregue à GNR.
O comandante da GNR esclareceu que «não foi retirado qualquer dinheiro do interior das caixas», instaladas nos pilares do templo, estando esta força policial a desenvolver outras diligências no âmbito da ocorrência, pelo que recusou adiantar mais pormenores.
O comandante Duarte da Graça nada acrescentou sobre se o acto de vandalismo foi filmado pela câmara instalada na Capelinha que desde o passado dia 01 de Janeiro transmite em directo, pela Internet, imagens a partir deste local de oração.
O responsável remete apenas para o parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) sobre os termos e condições em que a actividade de videovigilância pode ser desenvolvida no santuário.
-------------------------------------
A.A.