sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vida Laboral

No distrito de Santarém, cerca de 2500 trabalhadores têm empregos em risco

No distrito de Santarém 2500 trabalhadores estão a viver dificuldades no emprego, com atrasos nos pagamentos de salários, reduções do tempo de trabalho e dificuldades económicas, anuncia a União dos Sindicatos de Santarém (USS) em comunicado.
Foi feito recentemente um levantamento e os trabalhadores nesta situação fazem parte de dezassete empresas na região, encontrando-se os mesmos a confrontar-se com “a ameaça de perda do posto de trabalho”, diz aquela estrutura sindical, realçando também que existem empresas que enviaram os seus trabalhadores “para férias forçadas” por não terem encomendas.
Conforme refere a União dos Sindicatos, a situações mais crítica encontram-se nos sectores metalúrgico e automóvel existindo oito empresas com trabalhadores nestas situações. Também nos têxteis há empresas em dificuldades. Outros sectores como os curtumes, a cerâmica e a construção civil, estão em dificuldades, com salários rm atraso ou falta de trabalho.
A USS diz que está a acompanhar as situações e a pedir a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho. Apelando simultaneamente aos trabalhadores que não tenham receio de “denunciar as situações de abuso” nas empresas onde estão a laborar.
Realça também aquela estrutura que «na maioria das situações o patronato apresenta factos consumados, atropelando direitos e fugindo ao debate com os trabalhadores e os sindicatos». No mesmo comunicado, a USS denuncia a existência de situações de fuga aos impostos por parte dos empresários e casos de incumprimento da contratação colectiva.
.............................................................
A.A.