sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sociedade



Imagem:A.Anacleto
-----------------------------------
Maioria dos «novos pobres» está associada à Lei do Divórcio, diz o Presidente da República

Cavaco Silva manifestou hoje a sua “perplexidade» pela forma como se legisla em Portugal sobre matéria relevantes como divórcio, considerando que o novo diploma poderá levar ao aumento dos "novos pobres”.
Num discurso esta tarde em Fátima na abertura do Congresso da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS), que está a decorrer até amanhã, o mesmo foi centralizado nos «novos pobres».
O Presidente da República disse ter recolhido informações que a maioria desses casos está associada a situações de divórcio, alertando para a possibilidade da nova legislação aumentar o número de situações.
«Dos contactos que tenho mantido com dirigentes de instituições de solidariedade, recolho informações que a maioria dos casos de “novos pobres” está associada a situações de divórcio», declarou o chefe de Estado.
Cavaco sublinhou, que essas mesmas informações apontam para que «esses casos tenderão a aumentar com a nova Lei do Divórcio».
«Das previsíveis consequências sociais e das profundas injustiças da sua aplicação, alertei os portugueses em devido tempo», acrescentou o Presidente da República, que, depois de ter vetado a primeira versão do diploma da Assembleia da República, promulgou a lei com duras críticas.
----------------------------------
A.A.