segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Vida Laboral

Trabalhadores da empresa Fleximol reuniram com líder parlamentar do PCP

O líder do grupo parlamentar do PCP quer saber que acompanhamento está a ser dado à situação da Fleximol, fabricante de suspensões para veículos, no Cartaxo, que este mês colocou 73 trabalhadores em lay-off.
Bernardino Soares, reuniu-se hoje com trabalhadores que viram o seu contrato de trabalho ser suspenso no início do mês de Janeiro por um período de seis meses. Aquele líder pronunciou que terça-feira vai entregar no Parlamento um requerimento ao Governo sobre a situação actual nesta empresa. No total são 73 trabalhadores que estão numa situação de lay-off.
José Neves, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos, disse que a razão usado pela empresa foi a redução das encomendas e da capacidade de pagar todos os salários. Mas não se compreende que os trabalhadores que ficaram na empresa estejam a fazer trabalho suplementar, no fundo torna-se numa violação das normas legais.
O sindicato mais contesta a forma como foram escolhidos os 73 trabalhadores "sem qualquer fundamentação".
Aquele dirigente sindical, afirmou ainda que, além do grupo parlamentar do PCP, o sindicato quer reunir-se com os outros partidos com assento parlamentar, indo igualmente solicitar uma reunião com o governador civil de Santarém para o "sensibilizar" para a situação.
Dos 73 trabalhadores abrangidos por esta medida, um pediu a reforma. Sessenta e um residem no concelho do Cartaxo, sete no da Azambuja e quatro no de Santarém.
A maioria das idades está compreendida entre os 20 e 55 anos.
--------------------------------
A.A.